Realizado em conjunto com a Comissão de Qualificação da Gestão dos Pequenos e Médios Escritórios de Advocacia da OAB/RJ e o Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), o evento tem o apoio do IAB e se estenderá até quinta-feira (17/6). O tema central é Gestão, mercado, tecnologia e novos modelos de advocacia desenvolvidas nos pequenos e médios escritórios. Também integraram a mesa virtual os presidentes do Ibpea, Tiago de Mello; da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e do Saerj, Cláudio Goulart; o secretário-geral da Seccional, Álvaro Quintão; a vereadora do Município de São Paulo Erika Hilton e a doutora pela UFRJ Katiuscia Ribeiro.
A presidente nacional do IAB relacionou as medidas que, segundo ela, devem ser tomadas para o exercício da advocacia nos tempos atuais: “São necessários planejamento financeiro e tributário, gerenciamento administrativo, estratégias de crescimento, valorização de projetos de aperfeiçoamento profissional e combate à discriminação da advocacia feminina, como também da negra e da militante fora das grandes capitais, e ainda a superação dos obstáculos do acesso às novas tecnologias”.
Ações conjuntas – Rita Cortez também defendeu que as entidades jurídicas prestem apoio a essas ações. “O IAB, a Ordem, o Saerj e o Ibpea, assim como todas as demais entidades de representação da advocacia, devem atuar em conjunto para o fortalecimento do exercício profissional dos que atuam nos pequenos e médios escritórios”, propôs a advogada.
Na abertura do evento, que nos dois dias discutirá diversos assuntos, entre os quais A importância das cotas raciais, houve um esquete do ator e dramaturgo Déo Garcez, que protagoniza a encenação da peça Luiz Gama – uma voz pela liberdade. Rita Cortez elogiou a iniciativa e lembrou que o advogado, líder negro e personagem principal da peça, dá nome a uma das comendas do IAB.
Os demais painéis vão tratar de Ensino jurídico: reflexões, Comparativo entre o ensino jurídico brasileiro e os centros de excelência na Europa, O impacto da tecnologia na formação acadêmica, O ensino jurídico e os marcadores sociais da diferença, Gestão de pessoas e de conhecimento em organização profissional, Adequação dos escritórios à LGPD e Tecnologias de automação e ética na advocacia.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!