NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 30 Agosto 2021 21:45

‘O raciocínio e a reflexão são inerentes ao exercício da advocacia’, afirma Francisco Amaral 

Francisco Amaral Francisco Amaral
O presidente da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), Francisco Amaral, membro da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), afirmou nesta segunda-feira (30/8), no canal TVIAB no YouTube, que “o raciocínio e a reflexão são inerentes ao exercício da advocacia”. O advogado participou da nova etapa do Ciclo de Palestras de Filosofia do Direito, que teve como tema o Jusnaturalismo. “O grande objetivo deste evento é despertar na juventude o interesse pela reflexão e, com isso, contribuir para a sua formação”, afirmou Francisco Amaral. A vice-presidente da comissão, Maria Lúcia Gyrão, coordenou os debates. 
“Com eventos como este, o IAB está trazendo cultura para os jovens advogados e estudantes de Direito, sobretudo nesse momento de desincentivo à cultura, à educação e à ciência por que passa o País”, disse Maria Lúcia Gyrão. Também fez palestra o presidente da comissão, André Fontes, desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). “O jusnaturalismo trata dos direitos naturais, como à vida e à liberdade, por exemplo, mas que nem sempre são amplamente acolhidos pelo direito positivo, ou seja, pelas regras jurídicas”, destacou o magistrado. O webinar Papo com o IAB foi aberto e encerrado pela presidente nacional, Rita Cortez, que aplaudiu “a excelente aula de filosofia dada pelos três professores da comissão”. 

 

Para Francisco Amaral, doutor honoris causa da Universidade de Coimbra e Católica Portuguesa, o momento atual do País é propício ao estudo da filosofia. “Como o termo filosofia também significa espanto, e hoje vivemos espantados no Brasil por tudo que vem acontecendo nas áreas política, econômica e social, pode-se dizer que é o momento ideal para estudá-la”, opinou em tom de crítica. De acordo com ele, a filosofia vai além dos fatos, para promover a compreensão do mundo em que vivemos: “Enquanto a ciência descreve a realidade como ela é, valorizando a relevância factual, a filosofia usa a realidade de modo adverso, de maneira reflexiva e explicativa, com o objetivo de justificar, por exemplo, a nossa realidade política e social”. 

Ao abordar a análise da realidade, Francisco Amaral também tratou da aplicação efetiva da lei nos casos concretos. Segundo ele, “hoje, prevalece o entendimento de que os códigos e as leis não criam mais o Direito, mas sim o magistrado, que da lei recebe apenas a orientação para tomar a sua decisão e fazer o Direito na prática”. O palestrante também criticou o que chamou de “importação de conceitos”. Ele disse que, “por estarmos na periferia, somos caudatários das concepções filosóficas e políticas do mundo exterior, e desprezamos as nossas construções jurídicas e filosóficas”. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173