×

Warning

JUser: :_load: Unable to load user with ID: 128
Thursday, 04 October 2018 19:00

Ministro do TST e advogados são homenageados com a Medalha Levi Carneiro

Da esq. para a dir., Alexandre de Souza Agra Belmonte, Lourdes Maria Celso do Valle, Carlos Eduardo Machado, Antonio Laért Vieira Junior, Bernardo Cabral, Rita Cortez, Pedro Augusto de Almeida Guimarães e Adriana Brasil Guimarães Da esq. para a dir., Alexandre de Souza Agra Belmonte, Lourdes Maria Celso do Valle, Carlos Eduardo Machado, Antonio Laért Vieira Junior, Bernardo Cabral, Rita Cortez, Pedro Augusto de Almeida Guimarães e Adriana Brasil Guimarães
O ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e os advogados Pedro Augusto de Almeida Guimarães e Lourdes Maria Celso do Valle foram agraciados com a Medalha Levi Carneiro, na sessão ordinária desta quarta-feira (3/10), conduzida pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. A comenda homenageia os consócios com mais de 30 de filiação e destacada atuação na vida associativa. A saudação aos homenageados foi feita pelo ex-senador e membro do Conselho Superior do IAB Bernardo Cabral. O ministro do TST disse que, em seu gabinete, em Brasília, “onde estão dispostos a carteira azul de estagiário, a carteira vermelha da OAB e o certificado de ingresso no IAB, de 1987, agora também será colocada a Medalha Levi Carneiro”.

Após receber a comenda, que lhe foi entregue pelo ex-presidente do IAB Henrique Maués, Alexandre Agra Belmonte afirmou: “Sinto um enorme orgulho de ser homenageado nesta Casa, que tanto frequentei, por muitos anos, como advogado, e especialmente por esse gesto ocorrer na gestão da minha querida amiga Rita Cortez”. O ministro ingressou como membro efetivo no IAB, há 31 anos, e passou a membro honorário ao deixar a advocacia e entrar para a magistratura como juiz do Trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região (RJ). Ao saudá-lo, Bernardo Cabral falou da sua amizade com o pai do agraciado, o advogado João Gualberto Agra Belmonte, com quem o ex-senador disse ter tido “uma longa convivência”.


Alexandre de Souza Agra Belmonte

Honra - Consócio há 48 anos, Pedro Augusto de Almeida Guimarães recebeu a medalha pelas mãos de sua filha Adriana Brasil Guimarães, 3ª vice-presidente do IAB. “Tive a honra de entregar à minha filha, no início da década de 1980, a sua carteira da OAB, quando a seccional do Rio de Janeiro era presidida por Hélio Saboya, e hoje tenho o prazer de receber dela a Medalha Levi Carneiro”, disse o agraciado. Na sua saudação ao homenageado, Bernardo Cabral afirmou: “Pedro Augusto de Almeida Guimarães é um dos mais respeitados advogados que integraram a brilhante equipe que prestou exemplar assessoria jurídica, por muitos anos, à antiga Light”.


Pedro Augusto de Almeida Guimarães

Ao anunciar a entrega da medalha à consócia Lourdes Maria Celso do Valle, que ingressou no IAB há 38 anos, Bernardo Cabral, que como deputado federal foi o relator da Assembleia Nacional Constituinte, instalada em 1987, e autor do texto final da Constituição Federal, promulgada em 1988, disse: “Esta é uma homenagem muito justa, pois ela percorreu o Congresso Nacional, naquele ano de 1987, e lutou pela aprovação do artigo 134 da Carta Magna, que criou a Defensoria Pública da União, da qual foi integrante por muitos anos”.

Lourdes Maria Celso do Valle, que recebeu a comenda pelas mãos do consócio Bellini Cunha, falou da sua trajetória profissional. “O Direito sempre foi a minha paixão e lutei muito também em defesa dos direitos da mulher casada, que, décadas atrás, não podia nem sacar dinheiro do banco sem a autorização do marido, enquanto hoje temos a alegria ver o IAB presidido, pela segunda vez, por uma mulher”.


Lourdes Maria Celso do Valle

Ao final da saudação aos homenageados, Bernardo Cabral disse: “Outros oradores teriam feito um discurso com mais brilho, mas não com mais sentimento do que eu”.