Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, Sydney Limeira Sanches e Bernardo Gicquel
Conduzindo a solenidade, o presidente da Casa de Montezuma, Sydney Limeira Sanches, destacou a importância de se manter a tradição de homenagear importantes associados do IAB. Ele também lembrou que a comenda oferecida carrega o nome de um dos presidentes mais ilustres da entidade: “Levi é uma figura importante para a advocacia e para o País, com uma trajetória de vida pública invejável. Presidiu esta Casa na oportunidade em que foi fundada a Ordem dos Advogados do Brasil e passou a ser o primeiro presidente da OAB”.
Os agraciados com a medalha foram saudados pelo orador oficial do Instituto, Sérgio Tostes, que elogiou a trajetória profissional dos três advogados. Ele lembrou que Maria Denise Fischer fez parte da diretoria do IAB no final da década de 1990 e está na entidade há quase 40 anos. A procuradora federal aposentada também trabalhou por muito tempo na Agência de Energia Nuclear da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Da esq. para a dir., Sérgio Tostes e Francisco Luiz Cavalcanti da Cunha Horta
Prestes a completar 60 anos de filiação ao IAB, Francisco Horta também recebeu uma placa em registro ao longo tempo associativo. O orador oficial do Instituto destacou diversos pontos da carreira do advogado, que é juiz aposentado, foi presidente do Fluminense Futebol Clube e militou por anos pela entrada de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. “Ele ganhou notoriedade por lutar pela ressocialização de ex-presidiários recorrendo, inclusive, a um feito inédito: muitos deles foram empregados para trabalhar em seu gabinete ou na sua casa”, contou.
Tostes também elogiou a dedicação de décadas que Carlos Augusto Lobo investiu no Direito Empresarial, no Direito Financeiro e na Arbitragem. Ele definiu o advogado, que é membro do IAB há 48 anos, como "um homem brilhante". O orador ressaltou ainda que Lobo, enquanto professor, teve papel importante na formação acadêmica de outros profissionais do Direito. “Sem dispensar o estudo da teoria e o mergulho na doutrina, ele ensinou aos seus alunos de pós-graduação a lidar com os problemas da empresa a partir do exame de casos concretos, para atingir os princípios que norteiam a norma jurídica interpretada”, disse Tostes.
Maria Denise de Goes Fischer
Em agradecimento ao Instituto, Maria Denise Fischer afirmou que a homenagem é motivo de grande honra para ela. Já Carlos Augusto Lobo e Francisco Horta elegeram representantes para discursarem em seus nomes.
Da esq. para a dir., José Ricardo Pereira Lira, Sydney Limeira Sanches, Edmée da Conceição Cardoso e Sérgio Tostes
O presidente da Comissão de Direito Urbanístico do IAB, José Ricardo Pereira Lira, escolhido por Lobo, também afirmou que a Medalha Levi Carneiro foi recebida pelo homenageado com muita honra. Ele explicou que o advogado, que não pôde comparecer à sessão, sofreu um acidente e está em repouso. “Vou transmitir a ele toda a beleza desta solenidade. Tenho certeza que ele está profundamente honrado em ser um dos agraciados”, completou Lira.
Representante de Francisco Horta, Maurício sublinhou o prazer em poder participar da homenagem, ressaltando sua grande admiração pelo advogado. “Uma coisa que aprendi com ele e acredito que ele transmite a todos, não só com os exemplos do que ele fez, mas como na vida que ele leva, é a honra em estar sempre servindo a população e ao povo. Isto é realmente notável”, afirmou.