NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 24 Setembro 2024 12:08

Livro lançado no IAB pretende ajudar criminalistas no trato com provas digitais

Lorenzo Parodi Lorenzo Parodi

“Percebi que mesmo advogados de renome, com indiscutível competência na área jurídica, podem se sentir perdidos quando o assunto é lidar com provas digitais. Não entendem muito bem do que se trata e como isso pode ser utilizado em favor dos seus clientes”, afirmou o perito forense Lorenzo Parodi, que escreveu o livro Perícia defensiva em provas digitais no processo penal: origem, custódia, integralidade e integridade. Lançado no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta segunda-feira (23/9), a obra busca contribuir com o trabalho dos advogados de defesa e apresenta as boas práticas da perícia digital no âmbito da persecução penal.

O autor, que coordena o Núcleo de Perícia Criminal da Comissão de Perícias da OAB/SP, explicou que o trato com a prova digital ainda é um desafio para a advocacia, que muitas vezes não sabe avaliar se o material é válido ou se há nele elementos que podem ser usados em favor do seu cliente. “Meu intuito ao escrever esse livro foi oferecer informações de base sobre o que é uma prova digital e como ela funciona. A principal diretriz é a análise da documentação que vem junto com a prova, a fim de que seja possível identificar se há nela integralidade e integridade”, explicou Parodi.

Da esq. para a dir., Eric Cwajgenbaum, Lorenzo Parodi, Marcia Dinis, Anelise Assumpção e Caio Badaró

Na abertura do evento, a diretora de Biblioteca do IAB, Marcia Dinis, destacou que a obra é um lançamento importante para o universo jurídico criminal e merece espaço na estante de todos os atuantes na área penal. “É fundamental adquirir conhecimentos sobre a formação da prova digital, até para poder contestá-la. No livro, o autor nos dá uma bela noção de como lidar com provas que podem estar aparentemente acabadas, mas não estão. Precisamos conhecer esse tema, afinal o Direito está cada vez mais digital”, afirmou.

O lançamento, promovido pelo projeto Saindo do Prelo, também contou com a participação dos membros da Comissão de Criminologia do IAB Caio Badaró, Anelise Assumpção e Eric Cwajgenbaum. 

Uma das características mais interessantes da obra, na visão de Anelise Assumpção, é o fato de o autor incluir junto ao conteúdo teórico seu conhecimento empírico como perito. “Ele consegue de forma muito clara e objetiva explicar as consequências de uma inabilidade técnica, principalmente quando aborda a questão da nulidade. Acaba, assim, mostrando a relevância do papel desse profissional para manter a imparcialidade”, disse a advogada.

A importância da análise pericial no trato com as provas digitais também foi apontada por Eric Cwajgenbaum, que enfatizou como essas evidências podem ser facilmente alteradas: “O advogado pode perceber onde está o problema e ter mil hipóteses, mas nada melhor do que estar assistido desde o início por um perito. Dessa forma, você poderá saber o melhor a fazer, desde o momento ideal de suscitar uma questão até o momento de apresentar um laudo”.

Em sua fala, Caio Badaró ressaltou que as provas digitais inspiram muita confiança e, por isso, é difícil superar a falsa sensação de veracidade contida em vídeos, fotos e áudios. “Sob essa perspectiva, compreende-se que um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) confunda as distintas dimensões e diga que viu um deputado correndo pela rua com uma mala de dinheiro. O ministro supõe ter visto o deputado, mas pode no máximo ter assistido ao registro em vídeo”, exemplificou o advogado.

Ele pontuou que a experiência sensorial desempenha papel fundamental na aquisição de informação, mas advertiu: “Quando lidamos com as novas tecnologias digitais, devemos duvidar da natureza original, genuína e autêntica do que vemos e ouvimos. Isso necessita ser enfrentado com a consciência de que se pede algo contraintuitivo”. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173