A simbologia da medalha é ainda maior para Folena porque ele ocupa a cadeira número 7, que leva o nome de Luiz Gama, na Academia Carioca de Direito. A presidente do IAB sublinhou que a honraria reconhece a importante contribuição que o advogado oferece na defesa intransigente do Estado Democrático de Direito e na dedicação ao estudo e à promoção dos direitos humanos. “Esta comenda celebra sua trajetória exemplar e seu legado na construção de uma sociedade mais justa e democrática”, disse Rita Cortez.
Soraia da Rosa Mendes
O homenageado foi saudado pela oradora oficial do IAB, Soraia da Rosa Mendes, que destacou o longo currículo acadêmico de Folena. Além de doutor em Ciências Políticas pela Universidade Candido Mendes (Ucam), ele tem pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “Folena tem uma trajetória ligada às mais importantes missões do IAB: defende a democracia e o estudo do Direito, além de cultuar a Justiça”, afirmou ela.
Em seu discurso, Folena ressaltou que o recebimento da comenda é uma grande responsabilidade por carregar o nome e o legado de um abolicionista. “Ele representa muito para a advocacia brasileira. O que Luiz Gama fez na defesa do povo negro escravizado é um marco. Recebo com surpresa essa medalha, junto a esta roseta que usarei, a partir de agora, em todas as sessões do Instituto. Luiz Gama, para todos nós, é a defesa intransigente do povo brasileiro, que é negro, pobre e periférico”, declarou o homenageado.