Também estavam presentes no plenário histórico a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; o secretário-adjunto da Seccional, Fábio Nogueira; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e presidente da Comissão de Filosofia do Direito do IAB André Fontes, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes. “Ivone Caetano é uma das mulheres mais valorosas do País, pois representa todas as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam mais dificuldades, que são as mulheres negras”, afirmou Ana Tereza Basílio.
A desembargadora aposentada fará parte da Comissão de Igualdade Racial do IAB, presidida por Humberto Adami, que a indicou ao Instituto. “Ela é a única desembargadora negra de toda a história do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e tem sido crítica da exclusão dos negros na sociedade e no Judiciário brasileiro”, disse Humberto Adami, ao saudar a nova consócia.
Os juízes trabalhistas empossados atuarão na Comissão de Direito do Trabalho, presidida por Daniel Apolônio Vieira. Juíza da 35ª Vara do Trabalho do TRT/RJ, Mônica de Amorim Torres Brandão foi indicada pelo presidente da comissão. “Fui colega dela de colégio e de curso pré-vestibular”, revelou Daniel Apolônio Vieira. Segundo ele, a nova consócia “goza de grande prestígio junto à magistratura e à advocacia”. Em seu discurso, Mônica Torres disse que “ingressar no IAB é galgar um novo degrau na luta pelo estado democrático de direito e pelos direitos fundamentais”.
Presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Otávio Calvet foi indicado por Rita Cortez e Luciano Bandeira, que, ao saudá-lo, falou: “De todas as justiças, a do Trabalho tem sido a mais cordial com a advocacia, e o Dr. Calvet representa muito bem essa postura”. O novo consócio assumiu a tribuna e afirmou: “Vivemos muitas turbulências e precisamos ampliar o diálogo, cabendo ao IAB ajudar a construir pontes de ligação entre a magistratura e a advocacia, por um futuro melhor para o País”.
Indicado pela 3ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães, e por Guaracy Martins Bastos, o diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Rodrigo Rodrigues de Aguiar falou do seu “orgulho de ingressar nesta Instituição tão relevante para o universo jurídico brasileiro”. Guaracy Bastos afirmou que, “com a sua enorme experiência profissional, o novo membro dará expressivas contribuições ao IAB”.
Os criminalistas Rodrigo Fontoura Assef e Paulo Roberto Pereira dos Santos Filho, que tiveram como proponentes Adriana Brasil Guimarães e Ludmila Schargel Maia, integrarão a Comissão de Direito Penal. Em seu breve discurso, Rodrigo Assef destacou “o imenso prestígio do IAB, que, ao longo de 176 anos de história, tem contribuído para o aprimoramento do Direito”.
Paulo Roberto Pereira dos Santos Filho afirmou que “a Comissão de Direito Penal tem se apresentado como uma das mais importantes desta Casa, demonstrando que o IAB está atuando em defesa da cidadania”. Ao saudá-los, Débora Batista Martins afirmou que “são dois jovens criminalistas que brindarão o Instituto com sangue novo e grande capacidade profissional”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!