O dirigente do Instituto agradeceu especialmente à Seccional da OAB no Rio Grande do Sul, onde a subsede da entidade ficará instalada. No descerramento da placa de inauguração, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, afirmou que é importante firmar parcerias entre instituições e resgatar a presença do Instituto no estado. “A receptividade da OAB/RS em conceder um espaço para o IAB representa a compreensão de toda a história da advocacia e do papel dela na construção do País, onde o IAB teve papel protagonista, antes e depois da constituição da Ordem”, retribuiu Sanches. A representante titular da entidade no RS, Carmela Grüne, que também participou do descerramento da placa, lembrou que o incentivo da seccional será importante para difundir as pautas do IAB na capital gaúcha.
Da esq para a dir., Sydney Limeira Sanches, Neusa Bastos, Carmela Grüne, Jorge Rubem Folena, Sulamita Terezinha Santos Cabral, Cristiano Fiolic Alvarez, Ricardo Martins, Marcelo D’Ambroso, Ricardo Timm, Neusa Ledesma e Franchesca Rodrigues. Divulgação: OAB/RS/Pablo Reis
A cerimônia também teve a participação do secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena; do representante adjunto do IAB no RS, Paulo Joel Bender Leal; da vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos; do subdefensor público-geral para Assuntos Administrativos da Defensoria Pública do RS, Marcelo Candiago; do diretor da Divisão de Assessoramento Especial da Polícia Civil do estado, Cristiano Fiolic Alvarez; do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Ricardo Martins; do ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral do RS Thiago Roberto Sarmento Leite; da presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs), Sulamita Terezinha Santos Cabral; do desembargador Marcelo D’Ambroso, representando o Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra); da representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Neusa Ledesma, entre outras autoridades.
De acordo com Sanches, a inauguração “não seria possível se não fosse a gentileza, o carinho, a compreensão e a parceria da OAB/RS. A sensibilidade com relação à importância dessas representações tem passado muito pela compreensão da Ordem sobre o papel do Instituto para a advocacia e para o Direito”. A vice-presidente da Seccional afirmou que a presença da Casa de Montezuma na sede irá afinar as relações entre as entidades. “Para nós é uma honra termos o IAB conosco aqui no mesmo prédio. Isso só prova a nossa união e o senso-comum do pensar pela advocacia e para a advocacia” disse Neusa Bastos.
Carmela Grüne também agradeceu à diretoria da Ordem pelo espaço e convidou os colegas a participarem das atividades do Instituto: “Neste espaço vão borbulhar também sabedoria, conhecimento e inquietações”, afirmou a advogada. A inauguração, lembrou Jorge Rubem Folena, é parte do movimento de nacionalização da entidade, que conta com aproximadamente 1.800 associados. “Nós estamos inaugurando a décima subsede. Além de termos representantes em todo o Brasil, estamos agora procurando ter um espaço no País para que os nossos associados possam ter um ponto de referência”, sublinhou o secretário-geral.
Paulo Leal também destacou que a aproximação do IAB com o Rio Grande do Sul é importante para que mais eventos da advocacia aconteçam na região. “Trazer o Instituto para o nosso estado é um motivo de orgulho e de honra. Eu quero agradecer de coração o empenho que o presidente Sydney tem feito para interiorizar o Instituto em nosso País”, afirmou o consócio, que é presidente da subsede de Santo Ângelo. A história da entidade junto ao desenvolvimento do Brasil foi sublinhada pelo desembargador Ricardo Martins, que afirmou estar honrado em receber o IAB na capital gaúcha. “Eu gostaria de ressaltar este momento muito alegre para o Tribunal. Nós somos parceiros do Instituto e queremos que ele continue essa trajetória junto à história da República e do País”, disse o magistrado.
Durante a cerimônia, representantes de instituições gaúchas também falaram sobre a possibilidade de estreitar laços com o IAB através da subsede. “O prefeito Sebastião Melo e a nossa procuradoria-geral do município deixam um abraço para o Instituto. Temos que fazer uma parceria e temos o nosso Centro de Estudos de Direito Municipal, que é uma deixa para ideias futuras”, disse o representante da Prefeitura de Porto Alegre, Ricardo Timm. O mesmo foi dito pela idealizadora da Advocacia Negra e Antirracista Gaúcha, Franchesca Rodrigues: “Quero nos colocar à disposição para trabalharmos juntos. Tive a oportunidade de participar de alguns eventos do IAB e acredito que essa subsede vai nos aproximar ainda mais”.