O primeiro a ler o compromisso de posse do Instituto foi Valdir Rocha, que tomou posse por indicação do presidente da Comissão de Propriedade Industrial, Paulo Parente Marques Mendes. Saudado pelo proponente, o advogado teve sua trajetória profissional destacada. Mendes sublinhou que o novo consócio, que fará parte da comissão que ele preside, é co-autor de 30 livros jurídicos sobre marcas, patentes, franchising e publicidade: “Podemos ver o peso que ele traz para o IAB e também para a nossa comissão, o que é muito importante para o desenvolvimento tecnológico e de inovações do nosso País”.
Ao destacar a honra em se juntar aos advogados que compõem a instituição jurídica mais antiga das Américas, Rocha declarou que seu ingresso no IAB coroa uma carreira de quatro décadas. “É o ápice da minha participação nas associações e estou disposto a colaborar na Comissão de Propriedade Industrial para discutir os grandes temas da áreas – os clássicos e também os mais atuais, como patentes verdes, patentes essenciais e inteligência artificial”, afirmou o advogado.
Carmela Grüne
Indicado pela diretora de Comunicação, Carmela Grüne, e pelo secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena, Eduardo Lemos também teve sua vida profissional exaltada durante a solenidade. Grüne, que saudou o novo membro, ressaltou que ele milita pela garantia de cidadania no sistema prisional e é autor do livro O pluralismo jurídico na omissão estatal: Direito achado no cárcere. “Ele é uma pessoa de luta que, neste espaço em que vigora o respeito aos direitos humanos e à dignidade, trará luz a temas que muitas vezes são marginalizados dentro das políticas de Estado”, elogiou a diretora.
Eduardo Xavier Lemos
Lemos, que fará parte das Comissões de Direito Constitucional e de Direitos Humanos, declarou que a posse no Instituto é um momento de honra e felicidade em sua carreira. “A Casa de Montezuma é simbólica e eu vim lutar por direitos humanos e construí-los teoricamente. Estou aqui para contribuir com o IAB e com o que as comissões necessitarem”, disse o advogado.
Osvaldo Agripino de Castro Junior
Já a Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário ganhou reforço de Maykon Machado, que foi indicado pelo presidente e pelo membro do mesmo grupo, Márcio Ávila e Osvaldo Agripino de Castro Junior, respectivamente. Dando as boas-vindas ao advogado, Castro destacou que o novo consócio, embora jovem, é muito dedicado ao estudo do Direito: “Ele se destaca pela vontade de contribuir para o interesse público através da ciência jurídica”.
Maykon Fagundes Machado
Em seu discurso de agradecimento, Machado, que também fará parte da Comissão de Direito Ambiental, afirmou que ingressar no IAB é uma oportunidade que o orgulha. “Agradeço por confiarem a este jovem a missão de integrar essa instituição, para que possamos contribuir com a ciência jurídica nacional”, disse o empossado.