A cooperação entre as duas entidades, que têm o caráter acadêmico como destaque em suas atividades, foi celebrada pelo presidente da Casa de Montezuma: “O convênio reafirma os laços históricos do IAB com a comunidade jurídica portuguesa, estreita o vínculo acadêmico com as instituições universitárias lusas e intensifica o intercâmbio para a promoção de inúmeras atividades educacionais, que servirão ao aprimoramento conjunto da ciência jurídica luso-brasileira e europeia”.
A assinatura do documento também contou com a participação da 2ª vice-presidente do Instituto, Adriana Brasil Guimarães, e do consócio do IAB e representante da AAFDL Sérgio Ulpiano Itagiba.
O termo assinado prevê que o compartilhamento de ações educacionais poderá abranger a cessão de vagas em cursos presenciais e à distância. Além disso, os membros do IAB e da AAFDL poderão ter desconto em palestras, cursos, conferências e seminários pagos realizados por uma das entidades.
Na visão de Adriana Guimarães, a cooperação representa o compromisso do IAB e da AAFDL com o aprimoramento constante do sistema legal em ambos os países. “Esta parceria não apenas fortalece os laços entre Brasil e Portugal, mas também facilita o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas no campo do Direito, proporcionando oportunidades valiosas para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos membros envolvidos”, disse a advogada.