Fábio Böckmann Schneider destacou: "As profícuas relações entre as centenárias instituições, o IAB e a Faculdade de Direito de UFRGS, têm se intensificado através dos representantes do IAB no Rio Grande do Sul, Carmela Grüne, que esteve presente em diversas atividades comuns, com destaque para o ato em favor da Democracia em 11 de agosto de 2022, e Paulo Leal, presidente da Comissão Teixeira de Freitas, que palestrou sobre o jurista nominado, em evento realizado no ano de 2024”. Schneider disse acreditar que o IAB e a Faculdade de Direito da UFRGS “irão conjuntamente continuar o aperfeiçoamento do ensino e da prática jurídica, na busca do ideal de uma sociedade mais justa e fraterna".
Em seu discurso de despedida, Cláudia Lima Marques afirmou que “a união de toda a faculdade e de seus parceiros permitiu enfrentar as dificuldades e superou e abriu novas portas”. Segundo ela, “a lição é que somos nós que decidimos, com nossa consciência e vontade, superar as portas que nos separam em ilhas, em departamentos, em linhas, em grupos, em egos, em teses, em doutrinas e disciplinas diferentes”.
Após tomar posse, Ana Paula Motta Costa disse: “Esta é uma faculdade na qual se produzem ideias, pesquisas, pensamentos, que ao longo da sua história influenciam o mundo jurídico no Rio Grande do Sul e no País, propagando-se também mundo afora, pelos longínquos rincões onde são recebidos e aplaudidos nossos professores, alunos e ex-alunos”. Ela se comprometeu com o diálogo com mulheres, negros, indígenas, imigrantes, população LGBT e todos que hoje fazem parte da faculdade. “Só assim não impomos a tradição, mas a renovamos, construímos", afirmou.
Da esq. para a dir., Cléa Carpi, Claudia Lima Marques, Ana Paula Motta Costa, Neusa Rolim Bastos, Sulamita Cabral e Tula Wesendonck
Estiveram presentes várias autoridades e amigos da Faculdade de Direito, entre eles, o vice-reitor da UFRGS, professor Pedro Costa; a ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Alexandre Correa da Cruz; a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos; a primeira professora mulher da Faculdade de Direito e atual presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), Sulamita Cabral; e a primeira mulher a assumir a presidência da OAB/RS, Cléa Carpi.
No mesmo evento, a professora Ana Paula Motta Costa, que era vice-diretora, transmitiu o cargo para a professora Tula Wesendonck.