Durante a visita, que passou pelo plenário histórico e pela Biblioteca do IAB, a diretora Cultural e da Escola Superior do IAB (Esiab), Leila Pose Sanches, explicou aos adolescentes a história da entidade e seu funcionamento nos dias atuais. “Começamos a apresentar aos alunos a casa da educação, até porque gostamos sempre de reafirmar nosso lado acadêmico”, disse a advogada, que apresentou as atividades de aperfeiçoamento e apoio jurídico que o Instituto oferece aos Poderes da República.
Estudantes de Cabo Frio no plenário histórico
O passeio reuniu 21 alunos do ensino médio que foram eleitos para o Parlamento Juvenil da Câmara de Cabo Frio. Durante um ano, eles passam por uma experiência imersiva na atividade política e vivenciam o trabalho de vereadores com direito, inclusive, a eleição da mesa diretora. Parte da experiência dos adolescentes inclui a visita às instituições do Direito. O 2º secretário do PJ, Allan Vieira, contou que ficou impressionado com a história do IAB e a estrutura da sede da entidade. “Me despertou a vontade de estudar Direito. Eu já gostava e agora estou mais interessado ainda”, disse o aluno do Instituto Federal Fluminense de Cabo Frio.
Os estudantes também assistiram a um vídeo institucional comemorativo dos 180 anos do IAB, que será celebrado em agosto de 2023. Eles tiveram a oportunidade de entender sobre a trajetória do Direito no Brasil, a criação da Ordem e o trabalho de grandes juristas que passaram pelo Instituto, como Francisco Gê Acaiaba de Montezuma e Myrthes Campos, a primeira mulher a advogar no País. “A visita me surpreendeu. É muito legal vermos a história do Montezuma e saber que o primeiro presidente do Instituto era negro”, disse Patrick Braga, estudante da Escola Municipal Elza Maria Bernardo Santa Rosa.
Para o IAB, o passeio é uma oportunidade de ter contato com os futuros profissionais do País, contou Leila Pose. A advogada disse que a entidade procura incentivar nos estudantes o gosto pela vida acadêmica: “A visita também é uma valorização da academia para eles. Gostamos de passar a mensagem de que o estudo não acaba na etapa escolar. O aperfeiçoamento profissional depende do aperfeiçoamento acadêmico”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!