Promovido pelo critério de antiguidade para o cargo de desembargador federal da Corte, Rogério Tobias de Carvalho ocupa desde janeiro a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador federal José Antônio Lisboa Neiva, ocorrida no ano passado. Antes de ingressar na Justiça Federal, em 1996, o mais novo integrante do TRF2 atuou por três anos como procurador da Fazenda Nacional. Em 1997 foi promovido a juiz titular, cargo que exerceu nas 2ª e 28ª Varas Federais do Rio de Janeiro e nas 1ª e 4ª Varas Federais de Niterói.
Além do presidente do TRF2, desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, anfitrião do evento, compuseram a mesa diretora os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, Messod Azulay Neto e Paulo Sergio Domingues; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daniela Pereira Madeira; e a procuradora-regional da República na 2ª Região Mônica Campos de Ré.
Após prestar o juramento solene, confirmando o compromisso de desempenhar com retidão as novas funções, e assinar o livro de posse, o novo desembargador recebeu as felicitações de Luiz Paulo da Silva Araújo Filho. A desembargadora federal do TRF2 Andréa Cunha Esmeraldo homenageou Carvalho, em nome dos pares: "Ele construiu sólida formação acadêmica e conta com quase 30 anos de um trabalho incansável por uma Justiça mais acessível, eficiente e humanista. Incorporou a ideia de que a Justiça só floresce onde há empatia e respeito à dignidade humana. Que Deus o ilumine nessa nova jornada", desejou.
Em seu discurso, o desembargador federal Rogério Tobias de Carvalho afirmou que exercerá o cargo motivado pelos sentimentos de gratidão e responsabilidade. "Renovo meu juramento para com a Constituição, assumo também um compromisso com a Justiça, com a República e com a História do Brasil. Que coloquemos em cada voto, em cada sentença, o melhor de nossa consciência e o peso de nossa responsabilidade. Não há glória maior do que permanecer fiel ao que deve ser, mesmo quando o mundo inteiro convida a ser outra coisa" encerrou.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)