“As autoridades e os agentes públicos precisam apurar e punir com extremo rigor o ocorrido”, afirmou o IAB, esta semana, em nota assinada pela presidente nacional, Rita Cortez. Segundo a nota, “a sociedade brasileira necessita, de forma urgente, reagir às brutalidades sociais que nos envergonham diante do mundo”. A entidade ressaltou, ainda, ser “inevitável dizer que os descaminhos do Brasil em matéria de direitos humanos e o aprofundamento da segregação social estão nos conduzindo a um Estado incivilizado, bestial e inumano, que dificilmente conseguiremos reverter com rapidez”.
Neste sábado, no mesmo horário do ato que será realizado na Barra da Tijuca, haverá manifestações em várias capitais, como, por exemplo, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp); na Praça Sete, em Belo Horizonte (MG); nos Arcos da Redenção, em Porto Alegre (RS); na Casa Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, em Salvador (BA), e em frente ao Palácio do Itamaraty (DF).
Participarão do ato, na próxima terça-feira, representantes da OAB/RJ, Circo Crescer e Viver, Mídia Ninja, Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), Companhia de Dança Deborah Colker, Cinema Nosso, Central Única das Favelas (Cufa), Agência de Notícias das Favelas (ANF), Frente Nacional Antirracista (FNA), Frente Favela Brasil, Agência de Redes para a Juventude, Nós do Morro, Casa Fluminense, Associação dos Produtores de Teatro (APTR) e São Carlos Ativo.
IAB participa de atos de repúdio e por justiça pelo assassinato de Moïse Kabagambe
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) participará de atos de repúdio e por justiça pelo brutal assassinato do jovem congolês Moïse Kabagambe, espancado até a morte no quiosque em que trabalhava na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Neste sábado (5/2), no ato que será promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e outras entidades da sociedade civil, às 10h, no local do crime, o IAB será representado pelo secretário da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Castro. Na terça-feira (8/2), às 19h, na sede do Circo Crescer e Viver, no Centro, a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e o vice-presidente da comissão, Marcos Luiz Oliveira de Souza, participarão do ato que reunirá juristas, advogados, acadêmicos, artistas, ativistas políticos e membros de organizações de direitos humanos e movimentos sociais.