NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 12 Setembro 2024 01:23

IAB manifesta repúdio à prática de assédio sexual envolvendo o ex-ministro Silvio de Almeida

Sydney Limeira Sanches Sydney Limeira Sanches

O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, nesta quarta-feira (11/9), moção de consternação e repúdio à prática de assédio sexual envolvendo o ex-ministro de Direitos Humanos Silvio de Almeida, demitido do cargo na última sexta-feira (6/9) após acusações sobre sua conduta virem a público. “Eventos como o noticiado devem ser rigorosamente apurados de forma célere, com a devida responsabilização, assegurados o devido processo legal e o contraditório, mas desde que tomado como premissa o protocolo de processamento com perspectiva de gênero em todo o processo de investigação dos fatos”, defende a moção.

No texto, o IAB também manifesta irrestrita solidariedade à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que fez coro às denúncias, e às demais mulheres que apresentaram reclamações no mesmo sentido. Com o histórico de intransigente combate à violência contra a mulher, o Instituto destaca que a força daquelas que apresentaram suas denúncias representa um exemplo a ser seguido. “O machismo não mais encontra espaço na sociedade”, completa a moção, assinada pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches.

Leia a moção na íntegra:

MOÇÃO DO IAB DE CONSTERNAÇÃO E REPÚDIO À PRÁTICA DE ASSÉDIO SEXUAL ENVOLVENDO O EX-MINISTRO DE DIREITOS HUMANOS SILVIO ALMEIDA

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), consternado com as notícias veiculadas acerca dos relatos de assédio sexual e assédio moral envolvendo o ex-ministro de Direitos Humanos Silvio Almeida, inicialmente manifesta sua mais irrestrita solidariedade à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e às mulheres que denunciaram os abusos sofridos.

A natureza dos atos indiscutivelmente reprováveis envolvendo o ministro Silvio Almeida tem sido reiteradamente repudiada pelo IAB, que vem sendo intransigente no combate à violência contra a mulher.

A perversidade do assédio sexual é cruel com a vítima, que, invariavelmente, é acometida de sentimentos de vergonha e culpa, que a deixam alquebrada e intimidada, inclusive para promover a devida denúncia.

O machismo não tem cor, ideologia ou orientação religiosa e decorre de um processo estrutural e sistêmico de dominação dos homens. Eventos como o noticiado devem ser rigorosamente apurados de forma célere, com a devida responsabilização, assegurados o devido processo legal e o contraditório, mas desde que tomado como premissa o protocolo de processamento com perspectiva de gênero em todo o processo de investigação dos fatos, a fim de se evitarem julgamentos eivados de preconceitos e estereótipos, que repitam a desigualdade e a discriminação, como também se confira o devido crédito à palavra e à vulnerabilidade da mulher-vítima, covardemente violada e constrangida em seus direitos.

Toda forma de violência é uma ofensa aos direitos fundamentais e ganha contornos gravíssimos quando envolve crimes de gênero, ainda rotineiros na nossa sociedade. A força das mulheres que apresentaram suas denúncias representa um exemplo a ser seguido e inspiração por um mundo livre da misoginia e voltado ao legítimo respeito e acolhimento de todos os grupos vulneráveis. O machismo não mais encontra espaço na sociedade.

Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2024.

Instituto dos Advogados Brasileiros
Sydney Limeira Sanches
Presidente

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173