Na solenidade, o dirigente agradeceu aos homenageados pela fidelidade e carinho pelo Instituto durante todos os anos de associação. Os agraciados também foram saudados pelo orador oficial do IAB, Sergio Tostes, que destacou a notável atuação profissional de cada um. “Selma tem vasta experiência profissional e acadêmica, notadamente no âmbito do Direito Constitucional, com foco nas áreas de Direitos Humanos, cidadania e vitimização”, disse o orador, ressaltando ainda a intensa produtividade intelectual da advogada, que está no IAB há 44 anos.
Dentre os agraciados com a comenda, o ministro aposentado do STF José Carlos Moreira Alves é o membro mais antigo: ele faz parte do IAB há 63 anos. Sergio Tostes lembrou a trajetória do magistrado no STF, onde ele foi presidente e instalou, um mês antes de deixar o cargo, a Assembleia Nacional Constituinte. “Ele é um exemplo do processo de democratização do Brasil e teve grande importância na formulação dos governos civis que se sucederam”, afirmou o orador.
Paulo Malta Lins e Silva
Ao falar de Luiz Leonardos, Tostes deu destaque ao fato de o advogado ser uma referência na área da propriedade intelectual: “A Medalha Levi Carneiro está em muito boas mãos, entregue a Luiz Leonardos, um dos grandes nomes da história da advocacia de marcas, patentes e propriedades intelectuais do Brasil”. O orador também exaltou a carreira internacional de Paulo Lins e Silva, que chegou a ocupar o posto de presidente da União Internacional de Advogados (UIA) em 2006. “Em 2018, Paulo foi agraciado com a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados Portugueses, maior comenda da entidade e mais uma à condecorada trajetória de um dos mais brilhantes advogados de Família do País”, lembrou Tostes.
José Carlos Moreira Alves e Sonia Regina Moreira Alves
José Carlos Moreira Alves, que não pôde comparecer presencialmente à sessão, agradeceu a honraria por meio de um discurso lido por sua filha, Sonia Regina Moreira Alves, no plenário virtual. No texto, o magistrado afirmou: “A medalha é um símbolo de reconhecimento às contribuições que durante a minha vida profissional estive empenhado em emprestar às letras jurídicas”. Selma Regina Aragão agradeceu a comenda dividindo a homenagem com os colegas de trajetória: “Há mais de 44 anos acredito que o legado que se deixa para esta geração é que esses baluartes da advocacia são os construtores de um futuro promissor”.
Selma Regina de Souza Aragão Conceição
Paulo Lins e Silva, que está no IAB há 38 anos, afirmou que sua responsabilidade hoje é “plantar no nosso País sementes para ver outros brasileiros mostrarem o potencial da nossa OAB e do nosso IAB lá fora”. Já Luiz Leonardos, durante seu discurso de agradecimento, afirmou que o seu trabalho na advocacia o encaminha para a procura da liberdade e da democracia. Membro do IAB há 59 anos, ele também recebeu uma placa de homenagem pela quinquagenária atividade no Instituto. “Agradeço ao nosso presidente e àqueles que celebraram a nossa atividade e participação há vários anos nesta Casa pela medalha que muito me honra”, disse o advogado.
Da esq. para a dir., Sergio Tostes, Sydney Limeira Sanches e Luiz Leonardos