Ainda na cerimônia, os magistrados substitutos removidos para a 2ª Região desde 2020 receberam as boas-vindas. As novas juízas e novos juízes são Cesar Manuel Granda Pereira; Katherine Ramos Cordeiro; Marcela Ascer Rossi; Maria Isadora Tiveron Frizão e Thiago Lins Monteiro. Já as juízas Paola Goulart de Souza Spikes; Daniela Alexandra Pardal Araújo e Lísya Helena Cavalcante dos Santos e os juízes Yuri Guerzé Teixeira; Rafael Franklim Bussolari, Rafael de Azevedo Pinto e Guilherme Osorio Pimentel agora fazem parte dos quadros da 2ª Região.
Juramento dos novos magistrados
Compuseram a mesa o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, o corregedor-regional da Justiça Federal da 2ª Região em exercício, desembargador federal Flávio Lucas e o procurador-chefe da 2ª Região do Ministério Público Federal (MPF), Leonardo Cardoso de Freitas.
Ao saudar os novos magistrados, o presidente do TRF2 ressaltou o papel do sistema da Justiça na sociedade. “Nossa atividade é cada vez mais importante, principalmente no estado democrático de Direito. Vivemos tempos difíceis, temos que lutar por um Judiciário cada vez mais independente, ético e transparente, para dar aos jurisdicionados respostas rápidas na solução de conflitos”, afirmou.
Escolhido para falar em nome dos novos magistrados da 2ª Região, Thiago Lins Monteiro enumerou as qualidades fundamentais na atividade de um juiz: simplicidade, integridade e empatia: “Precisamos desenvolver empatia com a Constituição, procurando perceber suas limitações e possibilidades e acreditando na sua força normativa, mas também na sua resiliência”.
Representando os juízes removidos, Paola Goulart de Souza Spikes disse que o TRF2 é reconhecido como uma casa acolhedora. “Essa cerimônia tem o poder de gerar em nós o sentimento de pertencimento, um sentimento onde não há distinção entre aqueles que ingressaram diretamente aqui e os que vieram de outros tribunais”, destacou.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)