O evento contou com as presenças dos presidentes da OAB/PI, Celso Barros Coelho Neto, e do IAP, Álvaro Fernando da Rocha Mota; do 2º vice-presidente do IAB, Sydney Sanches, e do diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena. Celso Barros Coelho Neto destacou a relevância dos trabalhos desempenhados pelas mulheres dentro da instituição: “Aqui, através da Comissão da Mulher Advogada, nós desenvolvemos ações durante todo o ano”. Álvaro Fernando da Rocha Mota ressaltou a presença de Rita Cortez nas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher: “Ela é a presidente da instituição jurídica mais antiga da América Latina”.
Em sua fala, Rita Cortez estendeu a homenagem a todas as advogadas presentes na sessão e citou a figura de Esperança Garcia, escrava que viveu no Piauí. No dia 6 de setembro de 1770, ela escreveu uma carta ao governador do estado, denunciando os maus-tratos que sua família sofria. O documento foi considerado a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí. Por isso, em 2017, Esperança Garcia foi reconhecida pela OAB/PI com o título simbólico de primeira advogada do estado. “Esperança Garcia é a melhor tradução da advocacia feminina brasileira”, afirmou Rita Cortez.
A presidente nacional do IAB comentou as conquistas alcançadas pelo movimento feminista: “Avançamos muito, mas ainda temos muitas coisas para conquistar”. Ela ressaltou que “o fato de haver hoje a paridade de gênero no Sistema OAB já tem um grande significado, mas é preciso intensificar a participação política das mulheres”. A presidente da APLJ, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, também foi homenageada.
Dentre as agraciadas estavam conselheiras federais e seccionais, presidentes de subseções e integrantes da Diretoria da OAB/PI. Foram homenageadas Daniela Carla Gomes Freitas, Raylena Vieira Alencar Soares, Élida Fabrícia Oliveira Machado Franklin, Isabella Nogueira Paranaguá de Carvalho Drummond, Jamylle Torres Viana Vieira de Alencar Leite Lima, Maria Dalva Fernandes, Maria da Conceição Carcará, Maria Fernanda Brito do Amaral e Liana Chaib, Liana Ferraz de Carvalho.
E ainda: Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, Beatriz de Sousa, Evanna Soares, Maria de Lourdes Terto Madeira, Ludmilla Paes Landim, Marina Cavalcanti Mendes, Marilena Indira Winter, Gisela Alves Cardoso. Maria Patrícia Vanzolini Figueiredo, Daniela Lima Andrade Borges, Claudia Da Silva Prudêncio, Laionara Correa Monteiro, Milena Maria Costa Maciel e Martalene dos Anjos e Silva.