Sydney Sanches referiu-se a Celso Soares – que ocupou a presidência do Instituto de 2004 a 2006 – como “um consócio extremamente ativo e carinhoso”. E lembrou: “Celso foi um dos consócios que melhor me recepcionou, com toda aquela generosidade, quando entrei no IAB, há quase 20 anos”. Sobre Moema Baptista, que foi vice-presidente do IAB na gestão de Fernando Fragoso, Sydney Sanches disse que “ela tinha uma vibração ímpar ao abraçar não só a defesa das causas da advocacia, mas também das causas das minorias dos trabalhadores”.
Para Sydney Sanches, “uma das finalidades desses encontros é evitar a desconstrução do Direito do Trabalho, que vem ocorrendo nos últimos anos”. O presidente do IAB renovou a “permanente parceria do Instituto nessa batalha pela preservação dos direitos dos trabalhadores” e afirmou: “Não podemos abrir mão desse compromisso com os advogados e os trabalhadores”.
Homenagens – Uma das fundadoras da Abrat, Moema Baptista foi a primeira mulher a presidir a entidade, entre 1989 e 1991, e também ocupou a presidência da Acat e a vice-presidência do IAB. A advogada morreu em julho de 2020, aos 77 anos, e deu nome à medalha da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj) destinada a pessoas ou entidades que contribuíram para a assistência à advocacia durante a pandemia.
Morto em janeiro de 2022, aos 86 anos, Celso Soares ocupou as presidências da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), da Acat e do IAB, além de ter atuado como vice-presidente do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco) da Faculdade Nacional de Direito durante a ditadura militar, e ter sido conselheiro da OAB/RJ no triênio 1981/1983.
O evento reuniu representantes de diversas entidades, que relembraram a atuação dos dois advogados à frente da Acat, da Abrat e do IAB. O comando da cerimônia ficou a cargo do presidente da Acat, Alexandre Bastos, que recebeu uma homenagem de sua diretoria por sua gestão nos últimos anos. "Deixo a presidência, mas a militância continua", afirmou Alexandre Bastos, que ocupará o cargo até o dia 23 de junho.
Também compuseram a mesa o conselheiro da OAB/RJ Marcos Luiz Soares; a prima de Moema Baptista e presidente do instituto que leva seu nome, Araçari Baptista; a vice-presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), Cristina Targino, e o diretor executivo do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (Mati), Marcos Maleson. Após as homenagens, o evento seguiu com uma série de palestras sobre temas como teletrabalho, provas digitais, a LGPD nas relações de trabalho, trabalho sob demanda e os impactos da reforma trabalhista.