NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 06 Julho 2023 17:58

Em celebração aos 80 anos da CLT, IAB lançará livros que abordam direitos trabalhistas e sindicais

O projeto Saindo do Prelo, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), terá uma edição especial com lançamento triplo dos livros Trabalho decente, de Delaíde Alves Miranda Arantes, Dicionário de Direito Sindical e Dicionário de súmulas trabalhistas, ambos de autoria de Sandro Lunard Nicoladeli. O evento acontecerá nesta segunda-feira (10/7), às 19h, na Biblioteca Daniel Aarão Reis, que fica na sede da entidade, e terá transmissão pelo canal TVIAB no YouTube. Os autores farão a apresentação das obras no webinar, que será aberto pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, pelo senador constituinte Bernardo Cabral e pela diretora de Biblioteca do Instituto, Marcia Dinis.

O lançamento será parte do evento 80 anos de CLT e o futuro do Direito Sindical, que conta com a participação do ministro Carlos Lupi e diversos juristas da área trabalhista. O tema é comum às três publicações, que se debruçam sobre o campo do Direito do Trabalho no Brasil. A primeira obra é um estudo sobre a criação, o conceito e a evolução do Trabalho decente, colocando sob perspectiva a maneira como o Tribunal Superior do Trabalho (TST) projeta em seus acórdãos normas internacionais de direitos humanos trabalhistas, para combater a precarização do Trabalho.

Já o Dicionário de Direito Sindical traz verbetes do Comitê de Liberdade Sindical da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em tradução inédita de decisões do Comitê de Liberdade Sindical da entidade para a língua portuguesa. É a mesma premissa do Dicionário de Súmulas Trabalhistas, que também apresenta pela primeira vez um mapeamento de todas as súmulas dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do País e as mais tradicionais súmulas do TST. O webinar terá coordenação do presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Sindical do IAB, Marcus Vinícius Cordeiro, e da ex-presidente da entidade, Rita Cortez. 

SERVIÇO:

WEBINAR
Saindo do Prelo Especial

Trabalho decente
Dicionário de Direito Sindical
Dicionário de súmulas trabalhistas

 

Abertura
Sydney Limeira Sanches, presidente nacional do IAB
Bernardo Cabral, sócio benemérito do IAB e senador constituinte
Marcia Dinis, diretora de Biblioteca do IAB e mestre em Criminologia pela Ucam

Apresentação das obras pelos autores
Trabalho decente
Delaíde Alves Miranda Arantes, ministra do Tribunal Superior do Trabalho

Dicionário de Direito Sindical e Dicionário de súmulas trabalhistas
Sandro Lunard Nicoladeli, professor de Direito do Trabalho e Sindical

Coordenação
Marcus Vinícius Cordeiro, presidente da Comissão de Direito Coletivo do Trabalho e Sindical do IAB
Rita Cortez, ex- presidente do IAB e presidente da Academia Carioca de Direito

10 de julho, segunda-feira, às 19h
Biblioteca Daniel Aarão Reis
Av. Marechal Câmara, 210, 2º andar
Centro – Rio de Janeiro
TVIAB

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173