Da esq. para a dir., Adilza de Carvalho, Marcelo Cruz, Andreia Pereira, Ana Tereza Basílio, Marisa Gaudio e Edmée Cardoso
Andreia Pereira, primeira mulher a presidir a OAB São Gonçalo, abriu a Semana Jurídica com uma mesa composta por quatro mulheres e um único homem, o presidente da ESA da OAB São Gonçalo, Marcelo Cruz. Também compuseram a mesa de abertura a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio, a presidente da Caarj, Marisa Gaudio, e a vice-presidente do Saerj, Adilza de Carvalho. “Cada uma trouxe a sua história e a importância de abraçarmos mais mulheres para ocupar os espaços de poder”, disse Andreia Pereira.
Edmée Cardoso relatou que aprendeu com o pai a “não fazer da cor da pele uma barreira”. Ela graduou-se primeiro em Serviço Social, depois fez Comércio Exterior e finalmente entrou para a Faculdade de Direito da PUC-Rio. “A primeira vez que vi, num auditório da PUC, que só havia eu e um outro aluno negro, tive um impacto muito grande. E hoje estou aqui, sou advogada, fui muito bem acolhida na OAB e no IAB”, afirmou.