Paulo Renato Fernandes da Silva, ao saudar os novos consócios, destacou os laços entre os dois países. “Até a criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 1827, os advogados brasileiros se formavam em Portugal, circunstância histórica que nos liga àquele país, com o qual comungamos a defesa dos princípios democráticos, dos direitos humanos e da solidariedade”, disse. A respeito do professor Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins, o advogado brasileiro ressaltou a extensão do seu currículo e disse que ele, “com a sua inteligência, engenho e arte, irá contribuir enormemente para que o IAB continue cuidando do bem-estar de toda a sociedade brasileira”.
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Alexandre Miguel Cardoso de Soveral Martins é autor de 16 livros, entre os quais Os administradores delegados das sociedades anónimas: algumas considerações, Os poderes de representação dos administradores de sociedades anónimas, Cláusulas do contrato de sociedade que limitam a transmissibilidade das acções, Títulos de crédito e valores mobiliários e Estudos de direito da insolvência.
O professor português foi membro das diretorias do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho (Idet) e da República do Direito e, atualmente, integra a Comissão de Legislação do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados e o Conselho Fiscal da Fundação Salgado Zenha. Na sua primeira manifestação, ele disse: “É um momento que muito me honra e muito me responsabiliza, porque o IAB é uma referência na defesa do estado democrático de direito, o que me faz enfatizar a importância dos advogados e advogadas brasileiros na defesa dos direitos humanos”.
Bagagem jurídica – Paulo Renato Fernandes da Silva apresentou a nova consócia destacando o seu “igualmente vastíssimo currículo”. De acordo com o indicante, “com a sua atividade acadêmica brilhante e a sua profunda bagagem jurídica, a advogada é, sem dúvida alguma, uma grande aquisição do Instituto”. Pesquisadora do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Maria Elisabete Gomes Ramos também atua no Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social (Times), em Portugal.
Ela é vice-presidente da Association International de Droit des Assurances; co-editora da Revista Cooperativismo e Economía Social, publicada pela Universidade de Vigo (Espanha); autora de comentários inseridos em vários volumes do Código das Sociedades Comerciais em comentário e coautora do livro Governação e regime económico das cooperativas. “É uma honra ingressar nessa vigorosa instituição que acaba de completar 178 anos de defesa do estado democrático de direito”, disse a advogada.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!