Cezar Augusto Rodrigues Costa se disse honrado por se tornar membro do IAB. “Sou grato por ter sido acolhido por essa entidade quase bicentenária, responsável pelo aperfeiçoamento do ordenamento jurídico brasileiro e pela preservação do estado democrático de direito, que hoje tem à sua frente a advogada Rita Cortez, segunda mulher a presidi-la”, disse o magistrado, que fará parte da Comissão de Direito Penal.
Rita Cortez o indicou junto com o 3º vice-presidente, Carlos Eduardo Machado, incumbido de fazer a saudação. “O conheci como juiz da Vara de Execuções Penais, e sempre foi um magistrado competente, justo, sereno e sensível às condições de sobrevivência da massa carcerária”, afirmou o criminalista. O presidente da Comissão de Direito Penal, Márcio Barandier, fez questão de se manifestar e acrescentou: “É um grande magistrado, com o qual teremos uma convivência muito proveitosa na comissão”.
‘Orgulho’ – A Comissão do Direito do Trabalho ganhou o reforço da juíza Lorena de Mello Rezende Colnago, que também foi indicada pela diretora de Biblioteca, Márcia Dinis. “É uma honra ter conosco uma magistrada tão ilustre”, disse a diretora, ao saudá-la. A juíza assumiu a tribuna virtual e disse: “Venho de uma família de advogados, tenho um especial carinho pela advocacia e, hoje, o orgulho de ter sido indicada por duas mulheres advogadas guerreiras para fazer parte do IAB”.
A advogada baiana Lya Maynard Frank Teixeira foi trazida para o IAB por Ana Tereza Basílio, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, da qual a nova consócia fará parte. “É uma das advogadas mais combativas da Bahia”, afiançou a indicante. “Para mim, é motivo de honra e orgulho fazer parte do IAB, mas, acima de tudo, uma enorme responsabilidade”, disse Lya Maynard Frank Teixeira.
O serventuário Marcus Vinícius Araújo Batista de Matos, do TRT-1, foi indicado por Maria Lucia Sales Gyrão, 1ª vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito, na qual o novo consócio atuará. Ele foi saudado pela secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, que elogiou o “seu vasto currículo”. Após ser empossado, o novo consócio destacou a importância da “preservação da memória, da liberdade e da justiça”.
Rafael Mario Iorio Filho se unirá aos membros da Comissão de Direito Constitucional. Ele entrou no Instituto pelas mãos de Rita Cortez e da coordenadora da Escola Superior do IAB (Esiab), Angela Mendes, que o saudou e falou de sua “alegria por receber esse brilhante advogado nos quadros do IAB”. Rafael Mario Iorio Filho se disse “muito feliz por ingressar na prestigiosa, centenária e mais antiga casa jurídica das Américas”.
A Comissão de Direito Empresarial foi o destino escolhido pela advogada Renata Lombardi Dornelles, que teve como proponentes o diretor Eurico de Jesus Teles Neto e Adriana Brasil Guimarães. “Tem mais de 20 anos de advocacia e uma trajetória profissional aguerrida”, assegurou Eurico de Jesus Teles Neto. A nova consócia se disse emocionada por lhe terem sido abertas as portas de “uma instituição histórica pela qual passaram tantos juristas famosos e hoje é presidida por uma mulher”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!