NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 19 Junho 2025 12:38

Diretoria da OAB/PI recebe visita institucional da presidente do IAB, Rita Cortez

Um broche simbólico com a imagem de Esperança Garcia, figura histórica do Piauí e considerada a primeira advogada negra do Brasil, foi entregue à presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, pela diretoria da OAB/PI. A advogada fez uma visita institucional à Seccional nesta quarta-feira (18/6) e foi recebida pelo presidente da instituição, Raimundo Júnior, que manifestou o compromisso de ingressar na Casa de Montezuma. 

Da esq. para a dir., Álvaro Mota, Rita Cortez e Jorge Rubem Folena

Na ocasião, Rita Cortez falou para os presentes sobre a história quase bicentenária do Instituto e sobre a importância da criação de laços de união entre a advocacia. Presentes no encontro, o coordenador das representações estaduais do IAB, Jorge Rubem Folena, e o representante da entidade no Piauí, Álvaro Mota, falaram sobre a relação da Casa de Montezuma com as subsedes estaduais e a presença do Instituto nos debates jurídicos piauienses.  

A recepção da presidente do IAB também foi acompanhada pela secretária-geral, advogada Noélia Sampaio, e pelo diretor-tesoureiro, advogado Rafael Neiva, ambos da OAB/PI. A visita contou com a presença de representantes da advocacia piauiense, além de diretores,  conselheiros da Seccional, e do ex-presidente da OAB/PI Sigifroi Moreno Filho. 

Também foi realizada uma reunião com membros da Seccional para tratar de pautas institucionais voltadas ao fortalecimento da advocacia, à valorização das prerrogativas e à promoção do diálogo entre as entidades representativas da classe jurídica. Foi destacado como objetivo da visita o reforço do compromisso do IAB e da OAB/PI com a valorização da advocacia, o diálogo permanente e a promoção de ações que fortaleçam a defesa das prerrogativas e do Estado Democrático de Direito.

Participaram, ainda, do encontro a conselheira federal da OAB Alynne Patrício; a diretora do Sistema Estadual de Defesa das Prerrogativas, Naiara Moraes; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Ana Caroline; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Júlia Maria; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Lauriano Ezequiel; o presidente da Comissão de Direito Sindical, Marcos Maciel; o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Advocacia, Leonardo Queiroz, o vice-presidente da Associação Trabalhista do Estado do Piauí (ATEP), Israel Félix, e o presidente da Abracrim-PI, Antônio Mendes Moura.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB/PI.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173