Wednesday, 10 October 2018 01:35

Dias Toffoli aceita convite para participar do II Congresso Nacional do IAB

Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Rita Cortez, Dias Toffoli e Ana Tereza Basílio Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Rita Cortez, Dias Toffoli e Ana Tereza Basílio

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, recebeu a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, em seu gabinete, em Brasília, nesta segunda-feira (8/10), e aceitou o convite para participar do II Congresso Nacional do IAB, que será realizado em Belo Horizonte (MG), em 2019, em data a ser definida. Na primeira edição do evento, que teve como tema central O papel do Direito na construção de um novo Brasil e ocorreu de 31 de agosto a 2 de setembro do ano passado, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), o ministro Dias Toffoli, que ocupava a vice-presidência do STF, fez a conferência de encerramento sobre Democracia e a judicialização da política no Brasil.


“Conversamos sobre as atuais apreensões e expectativas da advocacia e da sociedade em relação às muitas questões que estão sendo postas à análise do Supremo e ressaltamos a importância da participação do IAB, por sua respeitabilidade no mundo jurídico, nas audiências públicas realizadas na Corte Suprema, para agregar valor aos julgamentos”, informou Rita Cortez, que acrescentou: “Os argumentos contidos nos pareceres produzidos pelo IAB com extrema qualificação têm contribuído historicamente para o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico”.

Segundo a presidente do IAB, que estava acompanhada da 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães, e da diretora-secretária Ana Tereza Basílio, o presidente do STF disse que irá falar com os demais ministros, para reforçar a relevância da presença do Instituto nas audiências públicas da corte. Ainda de acordo com Rita Cortez, no encontro foi informado ao ministro que a atual Diretoria do IAB vem mantendo a linha de atuação das gestões anteriores e ampliando as suas atividades acadêmicas, com o fortalecimento da produção de pareceres, parcerias com instituições jurídicas e entidades representativas da advocacia e estreitamento dos laços com o Poder Judiciário.