Entre as dicas mais constantes estão as de não clicar em links desconhecidos recebidos em aplicativos de troca de mensagens, desconfiar de produtos com preços muito abaixo do oferecido no mercado e evitar acessar internet banking usando redes públicas de acesso à internet. As cartilhas também orientam os internautas a verificarem, por meio da consulta do CNPJ, se um novo site de comércio eletrônico pertence a uma empresa registrada e ativa na Receita Federal.
No Brasil, as ações voltadas para o Dia Internacional da Internet Segura, comemorado sempre no segundo dia da segunda semana de fevereiro, têm sido coordenadas pela SaferNet Brasil. Há 15 anos, a organização promove campanhas educativas sobre o uso consciente da rede, privacidade, cidadania digital e, também, combate à pornografia infantil.
A iniciativa da SaferNet Brasil de tornar a internet um local mais seguro, sobretudo para as crianças, envolve ainda a disponibilização de cartilhas educativas digitais que podem ser usadas, inclusive, como material de apoio pelos educadores nas salas de aula.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!