Quarta, 09 Dezembro 2020 22:23

Presidente reforça ideia de realizar pesquisa sobre a história da advocacia 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta quarta-feira (9/12) do lançamento da Revista Eletrônica da OAB/RJ, organizada pelo Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da Seccional, dirigido por Aderson Bussinger Carvalho. O lançamento da publicação, intitulada OAB/RJ: uma história de luta, fez parte da comemoração pelos 90 anos da criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Rita Cortez reforçou a ideia, lançada por ela em evento recente, de que o Centro de Memórias do IAB e o CDP desenvolvam em conjunto um projeto de pesquisa sobre a história da advocacia brasileira. “Há depoimentos valiosíssimos a serem colhidos para traçar a narrativa dessa trajetória e preservar a memória”, destacou a presidente.
Aderson Bussinger Carvalho voltou a manifestar interesse no desenvolvimento do trabalho em parceria. A respeito da publicação lançada, ele disse que “foram dois anos de trabalho de pesquisa, reunindo documentos, para a elaboração do livro, sob a coordenação do historiador Jorge Silveira”, afirmou. Estavam presentes no lançamento os presidentes da Seccional, Luciano Bandeira, e da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes; o cineasta Silvio Tendler e a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio.

Também participaram do evento a coordenadora da Revista Eletrônica, Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca; o diretor do Departamento de Comunicação da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, e o chefe do Departamento de Comunicação da OAB/RJ, jornalista Eduardo Sarmento.