Segunda, 09 Março 2020 18:11

Presidente do IAB participa da abertura de seminário no TRE-RJ sobre participação da mulher na política

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, compareceu à abertura do seminário Mulheres Eleitoralistas 2, que traçou um panorama da presença feminina no cenário político nacional, nesta segunda-feira (9/3), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Segundo Rita Cortez, “o IAB tem dado grandes contribuições para garantir maior presença da mulher no espaço político, tendo inclusive sugerido à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, que acolheu a nossa petição, a criação de uma unidade de políticas de gênero na estrutura da corte, com o objetivo de monitorar o cumprimento da aplicação das cotas e ampliar a participação feminina”.
Em abril de 2019, por meio de carta assinada pela presidente do IAB e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto, Luciana Lóssio, a petição foi enviada à ministra. No documento, o IAB propôs a criação da unidade, conforme recomendação da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) constante do relatório final sobre o trabalho de acompanhamento feito pela entidade internacional nas eleições realizadas no Brasil, no ano anterior. Em dezembro de 2019, Luciana Lóssio representou o IAB na solenidade de apresentação da Comissão Gestora de Política de Gênero do Tribunal Superior Eleitoral (TSE Mulheres), realizada no gabinete da presidência da corte.

O seminário desta segunda-feira foi aberto pelo vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral, desembargador Cláudio Dell`Orto. Participaram das palestras e dos debates a diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), desembargadora eleitoral Cristiane Frota; a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, a desembargadora estadual Myriam Medeiros, a procuradora regional eleitoral Silvana Batini, a desembargadora eleitoral do TRE-SP Maria Cláudia Bedotti; a presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB-RJ, Vânia Aieta, e o presidente da Comissão de Justiça Eleitoral da OAB-RJ, Márcio Vieira.
 
O vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Dell`Orto, abre o seminário