NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Sexta, 19 Junho 2020 19:54

Palestras de procuradores sobre a arbitragem no Direito Administrativo estão disponíveis no canal TVIAB

As palestras feitas pelos procuradores do Estado do Rio de Janeiro Alexandre Aragão e Gustavo Fernandes no seminário sobre Direito Administrativo e Arbitragem, realizado no plenário histórico do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), no dia 2 de maio de 2019, podem ser assistidas no canal TVIAB no YouTube. O vídeo completo do evento, organizado pelas comissões de Direito Administrativo, presidida por Manoel Messias Peixinho; e de Mediação, Conciliação e Arbitragem, sob a presidência de Ana Tereza Basílio, foi disponibilizado nesta sexta-feira (19/6). O seminário foi aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, que destacou: “A solução alternativa de conflitos está na ordem do dia”.
Em sua palestra sobre o emprego da arbitragem no Direito Administrativo, Alexandre Aragão disse: “A arbitragem é uma solução negociada de conflitos, mas ainda não há a devida segurança jurídica para a sua plena aplicação no âmbito da administração pública brasileira, pois é necessário flexibilizar arraigados conceitos relacionados ao Direito Público, que regula a relação entre o particular e o Estado.”

Alexandre Aragão comentou também sobre o desinteresse do Estado pela arbitragem. Segundo o procurador, pela via judicial, o Estado evita os custos relacionados à arbitragem e, além disso, ganha mais tempo para cumprir decisões que lhe sejam desfavoráveis, como o pagamento de parcelas atrasadas à iniciativa privada pelo serviço contratado.

Ao tratar do tema, Gustavo Fernandes falou que a resistência do Estado à arbitragem vem diminuindo. “Embora a aplicação da arbitragem pelo Poder Público ainda gere complexos debates, ela passou a ser vista, nos últimos 20 anos, com menos desconfiança, diminuindo as áreas da administração pública que eram consideradas inarbitráveis”, disse.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173