Sexta, 06 Novembro 2020 22:18

Na posse da nova Diretoria da Abrat, Rita Cortez defende união contra a morte da democracia 

A nova Diretoria da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) para o biênio 2020/2022, com Otavio Pinto e Silva no cargo de presidente e Elise Ramos Correia na vice-presidência, tomou posse na noite desta sexta-feira (6/11), em sessão solene virtual que contou com a presença da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. “O IAB está à disposição da nova Diretoria da Abrat para somar, enfrentar a pandemia de ignorância que atingiu o País e não permitir que a nossa democracia morra”, afirmou advogada trabalhista Rita Cortez. Ela falou em nome da advocacia brasileira, conforme o cerimonial, na ausência do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz. 
Rita Cortez iniciou sua fala prestando homenagens. “Lembro aqui dos saudosos membros do IAB Paulo Bonavides, um dos maiores constitucionalistas do País, que nos deixou recentemente, e Moema Baptista, primeira mulher a presidir a Abrat, que, com certeza, está entre nós, agora, neste ambiente afetuoso”. A presidente nacional do IAB se referiu a Otavio Pinto e Silva e Elise Ramos Correia como “dois grandes nomes da advocacia”.

Rita Cortez comentou, também, “o grave momento de enormes dificuldades por que passa o País, em que tudo é politizado, inclusive a vacinação contra a doença que já matou milhares de brasileiros, além das mortes sociais decorrentes do desemprego que empurra milhões para a fome”. 

Pelo IAB, também estavam presentes os diretores Sydney Sanches, Jorge Folena e Kátia Rubinstein Tavares; e os representantes institucionais titular no Distrito Federal, Luis Antônio Camargo de Melo, e adjunto no Rio Grande do Sul, Paulo Joel Bender Leal. 

Ao passar o cargo de presidente da Abrat para o seu sucessor, a advogada trabalhista Alessandra Camarano disse: “Desejo sorte, resistência e luta à nova Diretoria”. Em seu discurso, Otávio Pinto e Silva elogiou a gestão anterior e falou: “A nossa chapa, que tem representantes de todo Brasil, lutará para dar continuidade à grande gestão da Diretoria liderada por Alessandra Camarano”.

O cerimonial foi conduzido pela vice-presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), Cristina Targino, que tomou posse como diretora de Eventos da Abrat. 

 

Entre as autoridades presentes, estavam o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; a ministra do TST Delaíde Arantes; o procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho do Brasil (Coleprecor), desembargador Paulo Pimenta; o coordenador nacional da entidade Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), Aldo Arantes; os presidentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juíza Noemia Garcia Porto, e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho, e o ex-presidente do CFOAB Cézar Britto. 


Veja a relação nominal dos membros da nova Diretoria da Abrat: 


Presidência: Otavio Pinto e Silva/SP 
Vice-presidência: Elise Ramos Correia/DF 
Secretaria-geral: Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira/RS 
Secretaria Adjunta: Téssio da Silva Tôrres/PI 
Diretoria Financeira: Mary Lucia do Carmo Xavier Cohen/PA 
Vice-presidência da região Sudeste: Marco Antônio Oliveira Freitas /MG 
Vice-presidência da região Centro Oeste: Arlete Mesquita/GO 
Vice-presidência da região Sul: Olimpio Paulo Filho/PR 
Vice-presidência da região Norte: Florany Maria dos Santos Mota/RR 
Vice-presidência da região Nordeste: Antonio Menezes do Nascimento Filho/BA 
Vice-presidência do Distrito Federal: Denise Aparecida Rodrigues Pinheiro de Oliveira/DF 
Diretoria de Comunicação: Glaydson Soares da Silva/RN 
Diretoria de Assuntos Legislativos: Geraldo Carvalho de Oliveira Neto/AL 
Diretoria de Procedimentos Judiciais Eletrônicos: Clovis Teixeira Lopes/TO 
Diretoria de Temas Estratégicos: Magnus Henrique de Medeiros Farkatt/SP 
Diretoria de Eventos: Cristina Targino Paiva/RJ 
Diretoria de Relações Institucionais: João Pedro Ferraz dos Passos/DF 
Diretoria de Convênios: Gerson Fastovsky/SP 
Diretoria de Relações entre Associações Filiadas: Jocelino Pereira da Silva/SP 
Diretoria de Direito Sindical: Jorge Otavio Oliveira Lima/BA 
Diretoria da Escola Superior de Advocacia: Karlla Patrícia de Souza/MT e Rafael Lara Martins/GO 

 
Conselho Fiscal 
Titular 1: Maristela Sant’ Anna de Souza/RS 
Titular 2: Silvia Marina Ribeiro de Miranda Mourão/PA 
Titular 3: Sandro Valongueiro Alves/PE 
Suplente: Rodrigo Farias Bastos Campos/GO