NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Quinta, 12 Novembro 2020 01:14

Jurista Juarez Cirino dos Santos e sua filha tomam posse como membros efetivos

O jurista Juarez Cirino dos Santos e sua filha June Cirino dos Santos vão reforçar os quadros da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Os criminalistas tomaram posse como membros efetivos do IAB na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (11/11), conduzida pelo 1º vice-presidente, Sergio Tostes. June Cirino dos Santos foi trazida para a Casa de Montezuma pelas mãos da diretora Márcia Dinis, que, junto com o consócio Alexandre Dumans, também foi proponente do nome do seu pai. “É indescritível a minha emoção de ingressar no IAB junto com a minha filha”, disse, emocionado, o jurista.  
A advogada também falou sobre a sua relação com o pai: “É meu companheiro de luta, meu maior exemplo de pessoa e advogado, de quem eu recebi o diploma e a carteira da OAB, e com quem hoje ingresso no IAB, num marco afetivo e profissional”. Ao saudar o jurista, Alexandre Dumans afirmou: “Ele é um dos maiores representantes da advocacia criminal do País e da academia voltada para o estudo da criminologia, sendo, ao mesmo tempo, um dos poucos que conseguiram a rara notoriedade pela atuação exemplar nas duas áreas”. Segundo Márcia Dinis, “poder contar com Juarez Cirino dos Santos nos quadros do IAB é motivo de orgulho e honra para esta Casa”.  

O novo consócio se disse “comovido” com as palavras ditas pelos seus proponentes e, em seguida, criticou o atual momento enfrentado pelo mundo e, particularmente, o País: “Vivemos tempos sombrios, de tragédia social, dor humana, violência da globalização, o grande capital querendo se apoderar dos países em desenvolvimento e, no Brasil, um sistema político-econômico caótico que aumenta as desigualdades sociais”. 

Para Juarez Cirino dos Santos, o Direito e o IAB têm um papel a cumprir no cenário atual. “O IAB, conforme consta do seu Estatuto, tem o dever de continuar promovendo o aperfeiçoamento da ordem jurídica, fortalecendo o Direito e preservando o estado democrático de direito, que está ameaçado por um governo que deu as costas para a democracia”, afirmou.  

Márcia Dinis saudou a chegada de June Cirino dos Santos: “É uma advogada de primeira linha, que, sendo ainda jovem e tão devotada ao estudo da criminologia, tem tudo para vir a se tornar uma grande jurista”.  

Da tribuna virtual, a nova consócia falou da “honra enorme” de compor os quadros do IAB. Ela também destacou o fato de “ter sido indicada por uma grande criminalista e de ingressar no Instituto no momento em que a entidade está sob a presidência de uma mulher”. 

O presidente da Comissão de Direito Penal, Marcio Barandier, comentou o “orgulho” de estar à frente da comissão no momento de ingresso dos dois advogados. Os membros da comissão João Carlos Castellar, Kátia Tavares e Renato Tonini também deram as boas-vindas aos novos consócios. 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173