Na sua primeira manifestação como membro do IAB, a desembargadora também disse: “Trabalharei para continuar a missão do Instituto, de engrandecer o Direito, aprimorar a ordem jurídica e zelar pelas instituições e pelo progresso do País”. A magistrada também destacou o relevante papel da advocacia: “Nunca é demais ressaltar a importância da figura do advogado para a realização da justiça, pois é ele que traz ao juiz as demandas da sociedade”.

Leila Pose Sanches fez a saudação à nova consócia: “É uma grande alegria recebê-la no IAB, que passará a contar com uma magistrada muito respeitada pelos advogados, possuidora de notável conhecimento, que tem uma postura exemplar no exercício da magistratura há 30 anos e, com certeza, dará grandes contribuições ao Instituto”.
Primo da nova consócia, o 1º vice-presidente, Sergio Tostes, também fez uso da palavra: “Temos um laço de parentesco, sim. Mas faço questão de ressaltar a sua capacidade profissional, pois Mônica é uma estrela da Justiça brasileira, entusiasta do Direito, fez uma carreira brilhantíssima na primeira instância antes de se tornar desembargadora e produziu trabalhos acadêmicos brilhantes”. Monica Sifuentes, que teve o seu primeiro livro, intitulado Direito fundamental à educação, prefaciado por Olavo Tostes Filho, pai de seu primo, retribuiu: “Muito me emocionaram as palavras de Sergio Tostes”.