NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 24 Novembro 2022 01:04

Desembargador, conselheiro do CNJ e advogada tomam posse no IAB

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Ricardo Rodrigues Cardozo, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Ricardo Rodrigues Cardozo, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Ricardo Rodrigues Cardozo e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcos Vinícius Jardim Rodrigues tomaram posse como membros honorários do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), na sessão plenária desta quarta-feira (23/11), conduzida pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches. Na mesma ocasião, a advogada Ana Beatriz Gonçalves Rosa Silva Paz ingressou na instituição como membro efetivo.

A sessão solene foi prestigiada por representantes do Judiciário e da advocacia, que compuseram a mesa. Estiveram nela o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, o desembargador e diretor cultural da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Ricardo Alberto Pereira, e o presidente do Instituto dos Magistrados Brasileiros (IMB), Peterson Barroso Simão. A mesa também foi integrada pela diretora secretária de Diversidade e Representação Racial do IAB, Edmée da Conceição Ribeiro Cardoso, e pelo secretário-geral do Instituto, Jorge Rubem Folena de Oliveira. 

O presidente do IAB agradeceu a presença dos visitantes e afirmou que as portas do Instituto estão abertas para a contribuição dos representantes do Direito Público. “O IAB é uma casa de juristas. Temos aqui não só advogados, mas também membros da magistratura, do Ministério Público e da advocacia pública, que participam desses debates da nossa histórica academia. Ano que vem completaremos 180 anos de atividade, sempre nessa perspectiva de contribuição para o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e da nossa legislação”, disse. 

O primeiro novo membro a tomar posse foi Ricardo Rodrigues Cardozo, indicado pelo diretor coordenador do Setor Administrativo do IAB, Antônio Laért Vieira Júnior, e pelo orador oficial do Instituto, Sergio Francisco de Aguiar Tostes. Durante seu discurso de boas-vindas, Sergio Tostes lembrou do primeiro contato com o desembargador, que se deu durante a banca de admissão do concurso que o levaria ao cargo. O advogado destacou as qualidades de Cardozo e afirmou que o novo consócio é um juiz exemplar, sempre cordial com os colegas de trabalho: “Ele tem atenção com os advogados, que é a condição primordial para ser um magistrado: estar disponível para ouvir o advogado, que representa, diante do juiz, a sociedade e o interesse da coletividade”. Na visão de Tostes, o elo do IAB com o Judiciário contribui para a missão de melhorar o País.

Antônio Laért lembrou que "a convivência de advogados e juízes reforça a afeição mútua de uma carreira pela outra”. O advogado desejou que o novo consócio "se vincule efetiva e afetivamente com o Instituto dos Advogados Brasileiros e construa com esta Casa um valor de pertencimento”. O desembargador, que irá compor a Comissão de Direito Civil, disse estar grato por poder  integrar a instituição centenária: “O Instituto nunca foi um mero espectador dos acontecimentos que marcaram este País. Durante quase dois séculos de existência, teve participação relevante na história brasileira. A defesa do Estado laico também foi uma luta do IAB que, na redemocratização, apoiou os movimentos pela anistia e pelas eleições diretas. Nunca foi mero espectador dos fatos e sempre atuou como um agente de transformação”, disse Ricardo Cardozo. 

Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Marcos Vinícius Rodrigues, Sydney Sanches, Edmée da Conceição Cardoso e Luciano Bandeira

O segundo a tomar posse na Casa de Montezuma foi Marcos Vinícius Rodrigues, que foi indicado pelo presidente Sydney Sanches e pela ex-presidente do IAB Rita Cortez. Para a indicante, o empossado reúne todas as características que qualificam um membro ao Instituto: “Nós estamos recebendo homens e mulheres que se preocupam também com o engrandecimento da advocacia, com a defesa das instituições e a defesa do Estado Democrático de Direito. São pessoas dedicadas a desenvolver suas atividades em sintonia com os anseios e interesses da sociedade brasileira. São comprometidas com os direitos inerentes ao exercício da cidadania e Marcos Vinicius preenche todos esses requisitos”.

O conselheiro do CNJ também foi saudado pelo representante estadual do IAB em Alagoas, Paulo Nicholas de Freitas Nunes, que definiu o amigo como um grande jurista e grande pai. “O IAB não é feito por grandes advogados, ele é feito por grandes homens. Os grandes homens, que por acaso se tornam advogados, são as pessoas aptas e merecedoras de ingressar nessa instituição centenária”, afirmou. A trajetória pessoal de Marcos Vinícius Rodrigues também foi rememorada por Luciano Bandeira. O presidente da Ordem disse que o conselheiro, que ingressou na vida associativa pela OAB do Acre, defende diariamente as prerrogativas da advocacia. “O que marca a vida de Marcos Vinícius é que ele constrói uma carreira em que, por todo lugar que passa, as pessoas o querem bem”, disse Bandeira. 

Em seu discurso de posse, o novo consócio reafirmou seu amor pela vida associativa. Ele irá compor a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem, e disse estar feliz em poder contribuir no IAB com sua experiência. “Estou muito feliz por voltar para o berço da advocacia, para um Instituto que é pai da OAB, que se confunde com a própria República brasileira e que tem muitos serviços prestados para esta Nação”, agradeceu o brasiliense. 

Ana Beatriz Gonçalves Rosa Silva Paz

De maneira remota, Ana Beatriz Gonçalves Rosa Silva Paz ingressou no Instituto para integrar a Comissão de Direito e Políticas Públicas. Ela foi indicada pelo presidente da Comissão de Direito Administrativo, Emerson Affonso da Costa Moura. Saudada por Jorge Rubem Folena, a advogada teve sua competência profissional e acadêmica destacada. “Ana Beatriz é uma especialista em Direito Previdenciário e foi aprovada na nossa Comissão de Admissão com louvor. Ela é servidora da UFRRJ, onde exerce suas funções, e é pesquisadora também da Uerj. Tenho certeza que irá contribuir demais com o nosso Instituto”, elogiou o secretário-geral.

A advogada também foi recebida pelo consócio Felipe Rhamnusia de Lima, que é seu companheiro de mestrado. Ele definiu a colega como uma pesquisadora altamente produtiva, com alto potencial de contribuição para o IAB. Durante seu discurso, Ana Beatriz Paz agradeceu a confiança depositada em sua posse e afirmou que tem força e vontade para fazer a diferença no Instituto. “Meu principal objetivo e interesse em ingressar na Casa de Montezuma é justamente contribuir com a pesquisa jurídica e o avanço dela dentro desse meio e, como consequência máxima, fortalecer o Estado Democrático de Direito”. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173