NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 26 Outubro 2022 20:37

Deborah Prates afirma que a produção de bens de consumo exclui pessoas com deficiência

Deborah Prates Deborah Prates

A presidente da Comissão da Diversidade do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Deborah Maria Prates Barbosa, participou virtualmente do Seminário de Acessibilidade do Consumidor com Deficiência, promovido nesta quarta-feira (26/10) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) e organizado pelo Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC). Representando o IAB, Deborah Prates destacou a importância de abrir diálogo com pessoas com deficiência sobre questões diversas, mas em especial sobre temas caros ao cotidiano, como é o caso da inacessibilidade aos bens de serviço e produtos de consumo. 

No painel de discussão, a advogada, que é cega, afirmou que os bens de uso básico, como fogões, por exemplo, são inacessíveis para quem não vê. Outros produtos, da mesma forma, oferecem dificuldades que impossibilitam o uso por parte de PCDs. “Quanto custa para um fornecedor incluir uma política pública em um bem? Muita gente pensa que é só fazer lei, mas quem faz política pública é, obviamente, o Estado nas suas três esferas, a sociedade e o mercado econômico também. Então, para haver uma política pública, é preciso haver um problema público, e nós temos. As dificuldades são as barreiras que a sociedade coloca nos bens de consumo. Para romper essas barreiras, precisamos de sensibilidade”. Prates ainda lembrou que, no âmbito do Direito, existem documentos que protegem o grupo alvo da palestra. A Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. "São textos que devem orientar as políticas públicas de inclusão", disse ela. 

O evento ocorreu na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, e foi transmitido pelo canal da pasta no YouTube. Também participaram da mesa a assessora jurídica da presidência do Procon do Rio de Janeiro Flávia Lira; o Secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Roca; o conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) Cesar Achkar Magalhães e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Walter Moura. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173