"Trata-se de uma juíza íntegra, corajosa e verdadeiramente talhada para o ofício que abraçou desde o início da sua trajetória, lá pelos idos de 1993. Seu ingresso no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro é motivo de regozijo a todos da comunidade jurídica trabalhista”, afirmou o consócio do IAB, que conhece a magistrada há mais de 20 anos. “Em meu nome e em nome do IAB, endereço à Dra. Evelyn os melhores votos de pleno sucesso e de amplas realizações em suas novas atribuições”, acrescentou Daniel Apolônio.
Nomeada juíza substituta em abril de 1993, Evelyn Guimarães atuou em Varas do Trabalho (VTs) na capital e nos municípios de Macaé, Barra do Piraí e Três Rios. Foi promovida a titular em junho de 1997, quando assumiu a 2ª VT de Volta Redonda. Antes de ser promovida a desembargadora, atuava como juíza na 5ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias. O nome da nova desembargadora foi aprovado para promoção ao cargo pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Ivan da Costa Alemão.
Na solenidade de posse, ela foi conduzida à corte pelos desembargadores Mery Bucker Caminha e Álvaro Moreira e recebeu da presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário. Coube à desembargadora Claudia Barrozo fazer a saudação ao novo membro, em nome da corte. Também proferiram discursos o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, João Batista Berthier Leite Soares; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1) e diretor administrativo da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Ronaldo da Silva Callado, e a presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Claudia Márcia de Carvalho Soares.