Entre as estratégias que o advogado pode usar para facilitar o contato com os juízes está o uso de tecnologias e a objetividade nos despachos. O conselho foi dado pela integrante da Comissão de Relações Institucionais da OAB/RJ Monica Goes durante o evento A advocacia criminal nos tribunais, promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta sexta-feira (16/5). No encontro, foram debatidos os atuais desafios que os criminalistas enfrentam no trato com a magistratura. “São muitos processos com os quais o juiz lida e acredito que a melhor estratégia seja mandar um e-mail pedindo audiência e encaminhando a minuta do memorial, que seja sucinta e objetiva”, afirmou Goes.
Durante a aula inaugural do curso Epistemologias, criminologias e saberes libertários, promovida pela Escola Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (ESIAB) nesta quinta-feira (15/5), o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) José Geraldo de Sousa Júnior defendeu uma crítica às prisões com foco no olhar marginalizado. “A criminologia liberal, mesmo quando avança, ainda é um novo positivismo de base social, que pretende universalizar experiências que não dão conta da realidade dos países do Sul global”, criticou. Para o professor, “a criminologia decolonial é uma resposta emancipatória que denuncia a imposição de uma racionalidade eurocêntrica no sistema penal”.
O projeto de lei 1529/23, do Estado do Rio de Janeiro, que institui um protocolo de atuação antirracista e de combate à intolerância religiosa nas escolas, recebeu o apoio do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Nesta quarta-feira (14/5), o plenário da entidade aprovou parecer que destaca a importância da iniciativa e reforça que a proposta está de acordo com os princípios constitucionais da dignidade humana e da igualdade. “O PL cria duas formas de trabalho, com uma etapa preventiva e uma etapa repressiva à prática de racismo”, explicou o relator do parecer, Luiz Henrique de Oliveira Júnior.
A advogada Caroline Coelho Cattaneo, de Roraima, e o advogado Thiago Vilardo Lóes Moreira, do Distrito Federal, são os novos membros efetivos da Casa de Montezuma. Eles ingressaram no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) durante a sessão plenária desta quarta-feira (14/5), conduzida pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez. Ela deu boas-vindas aos empossados e ressaltou a importância de aumentar a representação nacional da instituição.