A entrada de Ana Claudia Correa no Instituto foi saudada pelos seus indicantes, a presidente da Comissão de Criminologia, Marcia Dinis, e o consócio Eduardo Antônio Kalache. Como colega de escritório, Kalache ressaltou que Correa é uma companheira presente há 32 anos em sua vida, além de sublinhar as qualidades profissionais da advogada. “Ana Claudia é uma conquista importante para o IAB, porque o que ela faz, faz com determinação, afinco e brilhantismo”. Da mesma forma, Marcia Dinis deu destaque à pessoa da empossanda, a quem definiu como uma mulher “encantadora e de fibra”. “Uma coisa muito importante na vida e na carreira da Ana Claudia é o empenho e o engajamento dela na luta pelos direitos humanos e, em especial, o direito das pessoas com deficiência”, completou.
Em seu discurso de posse, a nova integrante da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência reafirmou o compromisso com a democracia, com o respeito à cidadania e com a colaboração com a construção de políticas que promovam a inclusão de mulheres e PCDs na sociedade. “A minha trajetória de vida me inspirou a buscar igualdade, respeito, oportunidade para todos e justiça social”, disse Ana Claudia Correa.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Adriana Brasil Guimarães, Alice do Amaral Peixoto Moreira Franco, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
A segunda advogada a ler o compromisso de posse do Instituto foi Alice Moreira Franco, que fará parte da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. Ela foi empossada sob indicação da 2ª vice-presidente do IAB, Adriana Brasil Guimarães, que destacou o grande currículo e a longa carreira da empossanda na área de arbitragem, que é sua especialidade: “Alice vem agregar à comissão da qual sou presidente, o que muito me alegra, e traz mais força para a nossa comissão, que é muito operosa”. A nova consócia agradeceu o convite e garantiu que irá trabalhar para contribuir com o crescimento do Instituto. “O advogado tem um papel importante na sociedade e o IAB ganha essa força pela busca da democracia. Eu só posso estar feliz de estar aqui hoje e contribuir para essa luta tão relevante para a nossa sociedade atual”, disse.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Joaquim Tavares de Paiva Muniz, Natália Mizrahi Lamas, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem também ganhou o reforço da advogada Natália Mizrahi Lamas, que foi indicada pelo membro da mesma comissão Joaquim Tavares de Paiva Muniz. Em sua saudação, Muniz sublinhou a importância de abrir as portas do IAB para as novas gerações de juristas. Segundo ele, a instituição “combina o melhor dos dois mundos: tradição e institucionalidade e, ao mesmo tempo, renovação”. Para ele, a entrada da advogada contribui para o aperfeiçoamento do Direito e as demais funções as quais o IAB se propõe a cumprir. Emocionada, a nova consócia disse que irá trabalhar para fazer jus ao mérito do Instituto. “Estou com a sensação de que cheguei a algum lugar, porque hoje sou integrante de uma das instituições mais célebres do nosso País”, completou.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Manoel Messias Peixinho, Kézia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros, Sydney Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
Através da indicação do membro da Comissão de Direito Administrativo Manoel Messias Peixinho, a alagoana Kézia Sayonara Medeiros, que fará parte da mesma comissão, tomou posse no IAB. Citando a obra O idiota, de Fiódor Dostoiévski, Peixinho fez uma distinção entre as pessoas ordinárias e as extraordinárias. No primeiro caso, segundo ele, há uma variedade de indivíduos e, no segundo, está a minoria que desafia o status quo. Para Peixinho, a nova integrante do IAB é uma pessoa extraordinária por estar acima da média. Ele acredita que Medeiros fará bem ao Instituto por ser “uma pessoa extremamente qualificada, séria, sensível, responsável, consciente do lugar onde está e ativa nas suas proposições”.
Em seu discurso de posse, a advogada ressaltou que acredita que a visão pragmática do Direito precisa se unir a um componente transformador da sociedade. “Aqui se consolida mais uma página da minha história. Quero aprender e quero também, com as minhas limitações, oferecer algo ao Instituto”, finalizou. Ainda na mesma sessão, Tacyra Freitas ingressou no IAB, se unindo à Comissão de Direito de Família e Sucessões. A proponente da posse, Adriana Guimarães, contou que a nova consócia viu na maternidade uma oportunidade para mudar de área de trabalho e se reinventar, abrindo o próprio escritório.
Tacyra Di Gesu Freitas
Segundo a 2ª vice-presidente do IAB, os valores de Freitas estão impressos no trabalho ligado ao Direito de Família. “Eu tenho certeza de que ela fará um trabalho muito bonito aqui, tal qual vem sendo feito em sua vida”, disse. Em seu discurso, Tacyra Freitas afirmou que o ingresso no IAB é a realização de um sonho pessoal: “O que me moveu a escolher o curso de Direito foi o lado humano, porque nenhuma transformação social acontece sem humanidade no ordenamento jurídico – e a Casa de Montezuma representa exatamente isso”.