Especialista em Direito Médico, Flávia Tapajóz foi indicada ao IAB pela diretora Cultural e da Escola Superior da entidade (ESIAB), Leila Pose Sanches, e pela ex-presidente da Comissão de Filosofia do Direito, Maria Lúcia Gyrão, que morreu em agosto de 2024. Durante a saudação à nova associada, Leila destacou o lado humano do trabalho desenvolvido por Flávia: “Os clientes que a procuram são pacientes precisando de cuidados urgentes. E ela não só cumpre sua atividade com brilhantismo, mas tem um tratamento ético e atento com cada um deles”.
Leila ressaltou que essas características de Flávia eram reconhecidas e apreciadas por Maria Lúcia Gyrão. Homenageando a consócia falecida, Sydney Sanches afirmou que a posse de Flávia trouxe à tona a memória afetiva de uma grande profissional e uma pessoa muito querida. “Maria Lúcia será lembrada por toda a humanidade que vinha de seu coração maravilhoso. Ela estava sempre preocupada com a harmonia e com a manutenção de discussões saudáveis no Instituto”, disse ele.
Em um discurso emocionado, Flávia também lembrou com carinho de Maria Lúcia: “Ela era uma profissional brilhante, além de uma cliente e amiga que me ensinou muito”. A advogada, que irá integrar a Comissão de Direito Médico, Saúde e Bioética, reafirmou seu compromisso com uma advocacia sensível e humanizada. “Quando falamos do Direito, também precisamos pensar na questão humana porque, independente da área, quem busca nosso trabalho está em um momento delicado”, completou.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Rita Cortez, Nadia Betânia Pinho, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
As Comissões de Direito Processual Civil e de Direito de Família e Sucessões ganharam o reforço de Nadia Betânia, indicada pela ex-presidente do Instituto e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez. A nova consócia foi definida como uma profissional de excelência. “Preciso destacar nela os mesmos traços que caracterizam nosso quadro social: Nadia é sensível, comprometida e dedicada”, elogiou Rita.
A felicidade em integrar a Casa de Montezuma foi ressaltada no discurso de Nadia, que se comprometeu a trabalhar com afinco nas atividades da entidade. Ela sublinhou que seu ingresso é assumido com grande responsabilidade. “É com muita honra que tomo posse neste Instituto. Aqui, temos o desafio de fortalecer ainda mais a categoria, promovendo a competência técnica e a integridade ética”, enfatizou a advogada.