Nadia Espina recebeu as boas-vindas de suas indicantes, a presidente e a 1ª vice-presidente da Comissão de Criminologia, Marcia Dinis e Roberta Duboc Pedrinha, respectivamente. Criminalista e discípula do jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, a nova consócia fará parte da mesma comissão. “Nadia é uma das advogadas jovens mais brilhantes de sua geração e tem uma vasta produção acadêmica. São dezenas de artigos em revistas científicas e vários livros, como Prácticas de Derecho Penal y sistema de la pena e Emoción violenta y culpabilidad disminuida”, citou Pedrinha.
Roberta Duboc Pedrinha
Marcia Dinis elogiou a nova associada e afirmou que seu ingresso no IAB irá reforçar as atividades desenvolvidas na entidade: “Ganhamos hoje mais um braço para nosso conjunto de esforços por uma Criminologia latino-americana progressista e antipunitivista”. Saudando Espina, Carlos Eduardo Machado, que também é criminalista, afirmou que receber advogados de países vizinhos na Casa de Montezuma é uma forma de unir os pensamentos jurídicos a respeito do Direito na América do Sul. “As nossas semelhanças permitem esse entrosamento para uma comunicação extremamente positiva. Tenho certeza que esse ingresso trará uma contribuição inestimável para o Instituto”, disse o advogado.
Marcia Dinis
A importância da união dos criminalistas latino-americanos também foi destacada por Nadia Espina em sua fala, onde a advogada agradeceu pela oportunidade de se unir ao IAB. “Nossa tarefa é pensar na função do penalista que reconhece nossa realidade coisificante, discriminatória e racista e traz um limite para o poder punitivo. Que todos possamos trabalhar por um Direito Penal humano”, declarou Espina, primeira argentina a compor a Comissão de Criminologia do Instituto.
Nadia Espina
Indicado pela ex-presidente do IAB e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, Pedro Henrique Mattos foi o segundo a tomar posse nesta quarta. Membro da Sociedade dos Advogados Criminais do Estado do Rio de Janeiro (Sacerj), o novo consócio foi definido como um profissional extremamente qualificado. “Ele fará parte da Comissão de Direito Penal e será uma belíssima aquisição para o grupo”, elogiou Cortez.
Pedro Henrique Mattos ressaltou que ingressar no Instituto é uma grande alegria: “Eu sempre pensei que os ambientes são essenciais na vida das pessoas, porque eles interferem em nossas crenças, formação e aspirações. Então, estar nesse lugar que respira história e tradição é uma verdadeira honra para mim. Ingresso nesta Casa com a intenção de contribuir nas palestras e nos estudos realizados aqui”.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Kézia Rodrigues, Paulo Malta Lins e Silva, Telson Pires e Carlos Eduardo Machado
Já a Comissão de Direito Constitucional ganhou o reforço de Telson Pires, que foi indicado pelo consócio e Medalha Levi Carneiro do IAB Paulo Malta Lins e Silva. Ele contou que o novo associado é o primeiro membro indicado por ele desde sua entrada no Instituto, há quase 40 anos. A exceção, segundo Paulo Lins e Silva, se dá pela qualidade profissional do empossado: “Ele já emprestou o dom da oração e o dom do ensinamento como professor para formar inúmeros advogados e para dar a cultura adequada a cada aluno em prol do desenvolvimento da nossa legislação, então também precisamos dele aqui”.
Em seu discurso, Pires afirmou que sempre desejou se unir ao Instituto por reconhecer que os maiores estudiosos do Direito brasileiro fazem parte da entidade. “Estar aqui hoje é algo notável para mim, porque sei que o IAB trata de temas de alta envergadura e sempre se posiciona de forma contundente em relação às questões mais importantes do País. Então, venho tentar trazer uma colaboração com tudo aquilo que pude estudar, aprender e conviver, para tentarmos juntos resolver o desalinho que há entre os anseios da sociedade e o que nós vemos hoje no âmbito da Justiça”, disse o advogado.