O primeiro a ler o compromisso de posse do IAB foi João Pedro Pádua, que entrou na entidade por indicação da consócia Maíra Costa Fernandes. Ao saudar o novo associado, Maíra destacou que o Instituto ganhará o reforço de um profissional completo, que atua como criminalista e também ensina Direito Processual na Universidade Federal Fluminense (UFF): “O João Pedro é um advogado militante que sempre está do lado de quem acredita nos direitos humanos e nos direitos fundamentais, além de ser um excelente professor”.
Com quase 20 anos de carreira, João Pedro ingressa no IAB para reforçar a Comissão de Direito Penal. Ele agradeceu pela oportunidade de fazer parte da entidade e afirmou estar honrado em poder contribuir com os trabalhos desenvolvidos nela. “Este é um momento muito feliz para mim porque sempre pensei na advocacia como uma batalha e, nesse caso, o Instituto é o exército. Além disso, é um grande centro de inteligência e estudos onde os advogados vêm para pensar sobre sua própria profissão e o mundo jurídico”, disse ele.
Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, Vânia Aieta, Sidney Sá das Neves, Jorge Rubem Folena e Antônio Sias
Vindo direto da capital do País, Sidney Sá das Neves irá colaborar com os trabalhos da Comissão de Direito Eleitoral. Indicado pela presidente do grupo, Vânia Aieta, ele foi definido como um exemplo de coragem na jovem advocacia. “Estamos falando de um grande advogado e de um colega com sabedoria, conteúdo e estudo – tudo de melhor que a advocacia pode oferecer ao País. A sua entrada no IAB traz grande orgulho e alegria para a nossa área eleitoral”, afirmou Vânia.
Em seu discurso, Sidney destacou sua atuação na defesa intransigente do Estado Democrático de Direito. Ele, que preside a Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, declarou: “Ingressar no IAB me alegra não só por esse sentimento de defesa da democracia, mas também pela defesa dos direitos fundamentais, que para nós é algo tão caro. Por isso, este momento de estar neste Instituto que amo e respeito é de grande importância para minha história pessoal”.
Da esq. para a dir., Edmée da Conceição Cardoso, Daniel Apolônio Vieira, Roberto Moreno de Melo, Jorge Rubem Folena e Antônio Sias
Roberto Moreno de Melo, o último empossado da sessão, recebeu as saudações do seu indicante, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira. Elogiando o novo consócio, ele sublinhou que Roberto tem grande dedicação pela vida acadêmica: além de professor, é mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Eu tenho a convicção de que ele vai contribuir muito com o Instituto e trabalhar no que mais prezamos, que é a difusão da cultura jurídica e a participação nos grandes debates nacionais”, enfatizou Daniel Apolônio.
O novo membro da Comissão de Direito Administrativo usou seu discurso para agradecer aos colegas e familiares que contribuíram com sua trajetória profissional. Ele também destacou a honra em ocupar a mesma tribuna usada por brilhantes juristas do passado e do presente na defesa da democracia. “Prometo honrar a minha indicação e me integrar aos propósitos deste Instituto, tentando com as minhas forças seguir o exemplo de abnegação pelo engrandecimento da ciência jurídica”, completou.