Os diretores do Setor Administrativo, Antônio Laért Vieira Júnior, e Financeiro, Arnon Velmovitsky, indicaram ao Instituto Fabrícia Cristina Pereira e Sérgio Murilo Simões. Saudando advogada, Laért Vieira Júnior destacou que o ingresso no IAB coroa anos de comprometimento no estudo jurídico: “Você completa agora o seu rito de passagem na vida do Direito. Seja muito bem-vinda”, disse ele. Já Velmovitsky destacou a competência profissional da empossada: “Tenho certeza de que ela será uma grande colaboradora deste Instituto”.
Em seu discurso, Pereira ressaltou que ingressar em uma Casa formada por grandes juristas é uma honra para todos os profissionais do Direito. “Advogo no Direito de Família e Sucessões há 26 anos. É o que eu gosto de fazer e não que eu acredito, por isso espero contribuir juridicamente e academicamente com o Instituto”, declarou o novo integrante das Comissões de Direito de Família e Sucessões e de Direito Civil.
Ao falar de Sérgio Murilo Simões, Laért Vieira Júnior desejou ao empossado sucesso na vida associativa: “Espero que ele, com a grande experiência que tem, possa contribuir com o Instituto e se ligar afetivamente e beneficiar com as comissões e suas reuniões”. Endossando os votos, Velmovitsky sublinhou que o IAB poderá contar com um grande advogado. “Sou testemunha viva da competência do Sérgio. Ele é extremamente organizado e tem o domínio do professor. Vamos trocar muito e tenho certeza que ele será um grande reforço”, disse o diretor.
Simões, que fará parte das Comissões de Direito Imobiliário e de Direito Civil, declarou que honrará sua indicação contribuindo da melhor forma possível às atividades da Casa de Montezuma. “Esta posse é muito expressiva para mim e por isso agradeço aos meus padrinhos, que também são meus amigos. É uma honra estar no IAB”, afirmou o advogado.
Daniel Blum
Indicado pelo representante do Instituto no Maranhão, Daniel Blume, e pelo membro da Comissão de Direito Constitucional Thiago Brhanner Garcês Costa, Francisco André de Araújo foi o último empossado da sessão. Ele recebeu a saudação de Blume, que exaltou as qualificações profissionais do novo consócio: “Francisco possui escritórios em várias capitais do País, com ênfase no Direito Empresarial. Falo de um advogado sempre atento à preservação das liberdades, da democracia e da Justiça. Ele é um jurista empenhado no fortalecimento da inteligência jurídica nacional”.
Francisco André de Araújo
Novo membro da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Araújo se comprometeu a contribuir com o desenvolvimento do IAB e destacou a emoção em poder compor a entidade. “Tenho para mim que a admissão no quadro de membros desta instituição representa o coroamento pela nossa dedicação à nobre profissão da advocacia”, completou.
Minuto de silêncio - Antes do início da sessão, Sanches pediu um minuto de silêncio pela morte, aos 91 anos, do ex-presidente do IAB Ricardo César Pereira Lira, ocorrida nesta terça-feira (18/6). Ele reiterou que a entidade é de luto pelo advogado: “É uma partida triste para o Instituto, para a advocacia, para a comunidade acadêmica e para o País, que perde alguém que trabalhou de forma vitoriosa e linda no meio jurídico nacional”. O orador-oficial do IAB, Sérgio Tostes, leu uma mensagem escrita pelo filho de Ricardo Lira, o consócio José Ricardo Pereira Lira. “Meu pai deixa um legado precioso para a ciência do Direito, para a crítica social e para a vida acadêmica, dentre tantos outros feitos na cena intelectual brasileira”, diz a mensagem, celebrando o trabalho de Pereira Lira e agradecendo as mensagens de luto.
O orador do Instituto também sugeriu que a entidade realizasse um evento em homenagem às contribuições de Ricardo Lira ao Direito. O plenário aprovou uma proposta.