Guimarães, que também é 1º vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher do IAB, ressaltou que a participação da entidade no evento representa seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da participação das mulheres no campo jurídico: “A presença do IAB não apenas amplia o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres advogadas, mas também demonstra o apoio institucional necessário para impulsionar mudanças significativas em direção a uma advocacia mais inclusiva, justa e igualitária”.
Durante a abertura da conferência, que será realizada ao longo dos dias 14 e 15 de março, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a representatividade das mais de 700 mil mulheres advogadas brasileiras e sublinhou seu compromisso pela equidade de gênero: “Nossa missão fundamental é garantir a igualdade e a cidadania dentro e fora da ordem”. Em ato simbólico, Simonetti transmitiu a presidência da entidade para a secretária-geral adjunta, Milena Gama, que ficou responsável por declarar aberta a conferência.
No evento, o Instituto disponibilizou para venda o livro Mulheres do IAB, lançado no último ano. A obra coletiva reúne 24 textos, entre artigos, ensaios e crônicas, de membros da Comissão dos Direitos da Mulher da entidade e de colaboradores externos.
Participaram da mesa de abertura a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STF) e consócia do IAB Daniela Teixeira; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cristiane Damasceno; o vice-presidente e o diretor-tesoureiro da mesma entidade, Rafael Horn e Leonardo Campos, respectivamente; a presidente da OAB/PR, Marilena Winter; a presidente da OAB/SP, Patricia Vanzolini; o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, entre outros.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB nacional.)