Organizado pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), presidido por Gustavo Schmidt, o evento teve como palestrantes o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão; a vice-presidente da OAB/RJ e presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Ana Tereza Basílio; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho e os advogados Rodrigo Fux e Márcio Vieira Souto Costa Ferreira, entre outros.
A 3ª vice-presidente do IAB elogiou a realização de mais uma edição do evento. “O CBMA tem se superado a cada ano com a organização e realização dos congressos de arbitragem, que já entraram para a agenda jurídica do Rio de Janeiro e do Brasil”, disse, acrescentando que “a quarta edição do congresso trouxe discussões novas, inclusive na área da inteligência artificial”.
Adriana Brasil Guimarães destacou as palestras feitas por Ana Tereza Basílio e pelo ministro Luis Felipe Salomão, “um grande incentivador da arbitragem, que ressaltou o sucesso da aplicação do instituto na administração pública dos EUA e da Itália, inclusive no campo tributário”. Conforme a 3ª vice-presidente do IAB, em sua exposição, “Ana Tereza Basílio deu ênfase à relevância de se garantir segurança jurídica aos temas relacionados à arbitragem e inserir a cultura da mediação no curso de processos arbitrais, como instrumento de pacificação dos conflitos”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!