Sydney Sanches destacou a longevidade do IAC e do IAB: “Num País que, de certo modo, sofre com a falta de tradição associativa, que faz com que sejam raras as entidades que conseguem se manter ativas por muito tempo, esta foi uma semana importantíssima para a advocacia nacional, em razão da celebração dos 178 anos do IAB e dos 90 anos do IAC, comemorados com debates valiosos sobre temas de relevante interesse nacional”. O 2º vice-presidente do IAB citou ainda a homenagem prestada pela entidade ao presidente do IAC, que foi agraciado em 2019 com a Medalha Luiz Gama, destinada àqueles que se destacam na defesa do estado democrático de direito.
O advogado João Gonçalves de Lemos também falou sobre longevidade: a dele e a do IAC, que nasceu cinco anos depois. O presidente ressaltou os seus “95 anos bem vividos” e que “o IAC é a entidade que há mais tempo abriga advogados cearenses”. Dentre as autoridades que participaram virtualmente da solenidade estavam o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e o presidente da Academia Cearense de Letras jurídicas, Valdetário Monteiro. O evento, que teve 16 painéis, foi aberto e encerrado pelo presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas. “A OAB do Ceará nasceu do IAC, e hoje as duas entidades seguem juntas na realização de diversos eventos”, ressaltou Erinaldo Dantas.
O presidente da Seccional também falou da sua alegria de ter se tornado membro do IAC e também do IAB: “O IAC era algo inalcançável para mim, pois dele só faziam parte os integrantes da elite da advocacia cearense, e hoje com muito orgulho sou um dos seus membros, como também sou do IAB, que era um sonho ainda mais distante”.
Fizeram parte da comissão organizadora da conferência, aberta na segunda-feira (9/8) com a presença da presidente nacional do IAB, Rita Cortez, as representantes estaduais do Instituto no Ceará, Ana Paula Araújo de Holanda e Christiane do Vale Leitão.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!