Biblioteca
MONTEIRO, Katia Regina. Implementação do acesso à justiça: juizados especiais: Lei 9099/95: teoria, prática, dicas, comentários, enunciados, doutrina, jurisprudência. Com alterações CPC/2015 (Lei 13.105/2015). Belo Horizonte: Dialética, 2020. A obra faz um estudo da Lei 9.099/95, com ênfase nas alterações introduzidas pelo Código de Processo Civil de 2015 (Lei 13.105/2015), explorando como essas mudanças impactaram o funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis, destacando aspectos como competência, legitimidade, prazos, recursos e a compatibilidade entre os dois diplomas legais. Apresenta também comentários aos enunciados dos Juizados Especiais, além de posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, proporcionando uma visão crítica e atualizada sobre o tema, trazendo exemplos práticos e materiais para pesquisa, como a própria Lei 9.099/95 e os enunciados pertinentes.
FERRAZ, Sergio. Tratado de direito administrativo brasileiro: modais da função administrativa: (fato, ato, contrato, processo administrativo). Belo Horizonte: Fórum, 2024. v. 2. A segunda edição da obra expande os estudos iniciados no primeiro volume, oferecendo uma abordagem sobre os principais elementos que compõem a atuação administrativa: o fato, o ato, o contrato e o processo administrativo, adotando uma perspectiva neoconstitucionalista, reconhecendo a Constituição Federal como norma fundamental que orienta a interpretação e aplicação do direito administrativo, destacando a importância da Administração Pública não apenas como executor de políticas públicas, mas também como agente que deve respeitar os direitos fundamentais dos cidadãos, promovendo a justiça social e a equidade.
PAULA Fernanda de; PENCAK, Nina. Tributação, liberdade e igualdade: as contribuições do ministro Luís Roberto Barroso. Belo Horizonte: Fórum, 2025. A coletânea oferece uma análise sobre a atuação do ministro Luís Roberto Barroso no campo do Direito Tributário e Financeiro, reunindo contribuições de mais de 90 autores, incluindo magistrados e acadêmicos renomados, destacando como Barroso, com sua visão humanista e neoconstitucionalista, tem influenciado decisões fundamentais nas áreas tributária e financeira, promovendo a justiça fiscal, a igualdade de gênero na tributação e o fortalecimento do estatuto do contribuinte, abordando também temas como a transparência na administração tributária, o conceito de justiça na reforma tributária e o pagamento de precatórios.
LIMA Eduardo Canelos Saboia. LC 101 e o Conselho de Gestão Fiscal: mecanismos de controle administrativo e fiscal na cidade do Rio de Janeiro e perspectivas para o futuro. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2018. A obra oferece uma análise sobre a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) no contexto da gestão pública municipal, com ênfase na experiência da cidade do Rio de Janeiro, examinando os dispositivos legais que tratam do equilíbrio das contas públicas, da transparência e do controle social, com especial atenção ao papel do Conselho de Gestão Fiscal como instância de acompanhamento e fiscalização das finanças públicas, combinando reflexão teórica com estudo de caso, apontando desafios institucionais, lacunas na implementação normativa e possibilidades…
DYSON, Andrew; GOUDKAMP; James; WILMOT-SMITH, Frederick (ed.). Defences in unjust enrichment. Portland: Hart Publishing, 2016. A obra trata sobre as defesas aplicáveis às ações de enriquecimento sem causa, oferecendo uma análise deste ramo do direito privado. Com contribuições de acadêmicos renomados, juízes e profissionais da área, o livro explora diversas perspectivas e metodologias, desde análises doutrinárias até insights comparativos, dando destaque a defesa da "mudança de posição", examinadando detalhadamente, além de outras defesas e suas inter-relações dentro do direito de enriquecimento sem causa.
ROBERTSON, Andrew; GOUDKAMP; James (ed.). Form and substance in the law of obligations. Oxford: Hart Publishing, 2019. ​A coletânea explora a complexa relação entre forma e substância no direito das obrigações. Composta por 18 ensaios, de renomados acadêmicos, a obra aborda diversas interpretações desses conceitos, abrangendo uma variedade de temas do direito privado, abordagens teóricas e jurisdições, destacando a importância da interação entre forma e substância como elemento dinâmico e essencial nesse ramo jurídico, contribuindo para uma compreensão mais profunda e crítica das nuances que permeiam o direito das obrigações.
GUERRA, Sérgio (org.). Teoria do estado regulador: volume vii. Curitiba: Juruá, 2024. A coletânea apresenta artigos de discentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da Regulação (PPGD), explorando a função estatal de intervenção regulatória, econômica e social, com análises que comparam experiências no Brasil e no exterior, abordando temas como os limites da competência regulatória, escolhas administrativas em setores complexos e a evolução da governança estatal para modelos policêntricos, promovendo um debate robusto sobre os paradigmas do Direito Administrativo.
DELGADO, Mauricio Godinho, VEIGA, Aloysio Corrêa da (coords.).  Memórias da ENAMAT: 18 anos. Brasília: Enamat, 2024. Obra comemorativa que documenta a trajetória da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) ao longo de seus dezoito anos de existência. Com uma abordagem histórica e reflexiva, a coletânea reúne textos de magistrados, acadêmicos e colaboradores que destacam o papel da instituição na formação de juízes trabalhistas, na promoção da excelência judicial e na consolidação do Direito do Trabalho no Brasil, combinando relatos institucionais, análises jurídicas e depoimentos pessoais, oferecendo uma visão abrangente sobre os desafios e conquistas da ENAMAT, como a modernização pedagógica e a adaptação a contextos sociais em transformação.
DELGADO, Mauricio Godinho; ARRUDA, Kátia Magalhães (coords.). Igualdades e diversidades. Brasília: Enamat, 2024. (Coleção estudos ENAMAT, v. 13). Obra interdisciplinar que junta as perspectivas do direito, da sociologia e da ciência política para compreender a complexidade das questões sociais no país, examinando fatores como classe social, gênero, raça e etnia interagem para moldar as experiências de indivíduos e grupos na sociedade brasileira, propondo uma reflexão crítica sobre as políticas públicas implementadas para mitigar essas desigualdades, avaliando sua eficácia e sugerindo caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
DELGADO, Mauricio Godinho et al. (coord.). História e memória do direito do trabalho: mitos da formação e positivação do direito laboral no Brasil. Brasília: Enamat, 2024. (Coleção estudos ENAMAT, v. 12). Coletânea que trata sobre a trajetória do Direito do Trabalho no Brasil, desmistificando narrativas tradicionais sobre sua formação e consolidação. Reúne artigos de diversos autores, que exploram as dinâmicas históricas, sociais e políticas que moldaram a legislação trabalhista, desde o período colonial até a contemporaneidade, com ênfase nos mitos que obscurecem a compreensão de sua evolução, destacando a influência da escravidão, das relações de poder e das lutas sociais na construção do arcabouço jurídico laboral, oferecendo uma leitura interdisciplinar que combina história, sociologia e ciência política.
TEIXEIRA, Daniela (org.). Com razão a defesa: com razão a acusação.  Ribeirão Preto, SP: Migalhas, 2025. Organizado pela ministra Daniela Teixeira, a obra apresenta uma compilação de decisões judiciais proferidas durante seu primeiro ano no Superior Tribunal de Justiça (STJ), destacando sua perspectiva plural e equilibrada na Justiça penal brasileira. O livro divide-se em duas partes: uma dedicada às decisões favoráveis à defesa, prefaciada por Beto Simonetti, presidente da OAB, e a outra às decisões que beneficiaram a acusação, com prefácio do procurador-geral da República, Paulo Gonet, enriquecida também com comentários de assessores, oferecendo uma leitura interativa que reforça o compromisso com o garantismo legal e a humanização do Judiciário.
Page 1 of 51
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173