Na ocasião, o presidente destacou que a entrada dos consócios reforçam o caráter nacional do Instituto, que tem subsedes nas cinco regiões do Brasil. “É sempre uma felicidade receber membros das diversas partes do Brasil e temos feito esforços para nos manter presentes em atividades em outras regiões. Inclusive, estamos bem ativos na região Norte”, disse Sanches.
A primeira a tomar posse na sessão foi Márcia Almeida, indicada ao IAB pelo 1º vice-presidente da entidade, Carlos Eduardo Machado, e pela diretora de Biblioteca, Marcia Dinis. Elogiando a nova consócia, o indicante destacou o profissionalismo de Márcia, que é procuradora do Distrito Federal, nas atividades desenvolvidas na capital do País. “Ela tem o perfil, o currículo e as qualidades que apreciamos no IAB e vai agregar muito à Casa. É uma pessoa com grande formação técnica, que trabalhou por alguns anos no Supremo Tribunal Federal (STF) como assessora de vários ministros”, disse Carlos Eduardo.
Em seu discurso, Márcia Almeida enfatizou a honra em se aliar a uma instituição que há quase dois séculos presta grandes serviços ao universo jurídico. “Tenho uma trajetória profissional marcada pela honestidade e fico muito feliz de estar sendo recebida em uma Casa onde essa honestidade é preservada e cultivada”, declarou a nova integrante das Comissões de Direito Civil e de Direito Administrativo.
A Comissão de Direito do Trabalho também ganha um novo reforço: ela contará com a colaboração de Raphael Caetano Solek, indicado pelo presidente do grupo, Daniel Apolônio Vieira, e pela consócia Ângela Dias Mendes. “O Raphael é um grande advogado e temos a convicção de que ele terá uma estadia produtiva e feliz aqui no Instituto, contribuindo na difusão da cultura jurídica e participando dos grandes debates que nos propomos a fazer”, afirmou Daniel Apolônio.
Reiterando os elogios, Ângela definiu Raphael, que além de advogado é professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), como um profissional brilhante cuja atuação enche a classe de orgulho: “Ele tem desempenhado um papel fundamental na formação das futuras gerações, que com sua orientação poderão enfrentar os desafios da carreira jurídica com ética e comprometimento”.
Paranaense radicado em Roraima, Raphael agradeceu aos indicantes e reiterou seu compromisso com a militância na advocacia, na qual ele atua há mais de 15 anos. “É uma honra estar em uma Casa que reúne esse seleto grupo de intelectuais que lutam pela democracia e contra todas as opressões. Me coloco humildemente à disposição para colaborar com todas as atividades”, declarou o empossado.