Candinho atuava à frente de uma das bancas mais antigas do País, o Escritório Candido de Oliveira, fundado por seu bisavô Candido Luiz Maria de Oliveira, em 1891, no Rio de Janeiro, então capital da recém-instalada República. O fundador do escritório é o patrono do Centro Acadêmico Candido de Oliveira (Caco) da Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a ditadura militar, o Caco atuou como um dos principais focos da resistência estudantil ao autoritarismo.
Em 2017, sob a liderança de Candinho, para comemorar o aniversário do escritório, foi lançado o livro Uma história da advocacia – 125 anos do Escritório Candido de Oliveira. A obra fala não somente da trajetória da banca, mas também do desenvolvimento do Brasil e da advocacia no período.
Candinho foi uma pessoa extremamente marcante, um destacado advogado, detentor de uma liderança incontestável, como também de brilho e charme inconfundíveis. Na Casa de Montezuma não cultivamos somente cultura e educação jurídica, mas principalmente amizades perenes, como a minha por Candinho, construída ao longo do nosso convívio no IAB.
Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2020.
Rita Cortez
Presidente nacional do IAB
Presidente nacional do IAB