A 1ª vice-presidente, Rita Cortez, representou o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, ao integrar a mesa de honra na abertura da 39ª edição do Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista – Conat 2017, promovido de 11 a 13 de outubro, no Gran Hotel Stela Maris, em Salvador (BA), pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat). No dia do encerramento congresso, Rita Cortez presidiu uma sessão especial do IAB, na qual empossou como membro efetivo do Instituto o presidente da Abrat, Roberto Parahyba. "Já está se tornando uma tradição dar posse a ilustres membros da Abrat nas edições do Conat e firmar a representação nacional do IAB”, afirmou Rita Cortez. Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação cultural entre as duas entidades.
A 1ª vice-presidente destacou, durante a sessão especial, “o compromisso do IAB com o estado democrático de direito e a defesa de direitos sociais consagrados na Constituição Federal, em especial os direitos fundamentais dos trabalhadores”. Ela conclamou os juristas trabalhistas a ingressarem no Instituto e participarem da luta para “impedir retrocessos nas relações de trabalho no País, que decorrerão das novas regras da Lei 13.467/2017, conhecida como reforma trabalhista”.
Da esq. para a dir., Sílvia Marina Mourão, Benizete Ramos de Medeiros, Rita Cortez e Roberto Parahyba
O evento, que reuniu mais de mil pessoas e teve como tema central Do pelourinho à liberdade, foi marcado por intensos debates sobre a reforma trabalhista, que entrará em vigor em novembro deste ano. A ministra Delaíde Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Cezar Britto participaram do painel Novos rumos da advocacia trabalhista.
Além do presidente da Abrat, também compuseram a mesa de honra os presidentes da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz, da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves; da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Jorge Lins, e da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Marcelo Vieira von Adamek; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio da Silva Chaves, que representou o presidente Claudio Lamachia; a ministra Delaíde Arantes, do TST; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT da 5ª Região), desembargadora Maria Adna Aguiar do Nascimento; a vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Garcia Porto, e os patronos estadual e nacional do Conat 2017, respectivamente, os advogados Carlos Alberto Oliveira de Carvalho e Jefferson Calaça, por suas ações de destaque na área trabalhista.
A mesa de honra na abertura da 39ª edição do Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista – Conat 2017
Participaram da sessão especial do IAB, além de vários ex-presidentes da Abrat, a presidente da Associação Luso Brasileira de Juristas Trabalhistas (Jutra) e secretária da Comissão de Direito do Trabalho do IAB, Benizete Ramos de Medeiros, e os consócios da comissão Nilton Correia, Luís Carlos Moro, Jefferson Calaça e Moema Baptista, ex-vice-presidente do IAB. A saudação ao novo consócio foi feita pela advogada paraense Silvia Marina Mourão, membro da Comissão da Mulher do IAB.
Durante o evento, houve o lançamento da Revista da Abrat e do livro com os anais do XIII Encontro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho, que inclui o artigo Empoderamento dos que vivem do trabalho, de autoria de Rita Cortez.
O evento reuniu mais de mil pessoas e teve intensos debates sobre a reforma trabalhista
Fonte: https://iab.jusbrasil.com.br/noticias/509664336/rita-cortez-preside-sessao-especial-do-iab-no-conat-2017-em-salvador