O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, afirmou que a solução para a crise na segurança pública enfrentada pelo Brasil vai muito além da mudança apenas nas leis. De acordo com ele, existem vários vértices importantes que precisam ser avaliados.
“A questão do código penal não tem a ver com o controle da criminalidade, ninguém olha o código penal antes de cometer um crime. Precisamos de um sistema inteiro de Justiça que funcione e que consiga diminuir as injustiças sociais”, disse.
Em entrevista ao programa Rádio Verdade, da Arapuan FM, Técio revelou que, apesar de ser advogado criminalista, não gostaria de assumir a secretaria de segurança de um estado por acreditar que essa seja uma função de extrema dificuldade. O representante da IAB também afirmou que apenas a prisão não vai acabar com a insegurança.
“Já prendemos muito no Brasil, é um dos países que mais prende no mundo, só que, boa parte de quem está preso é o ladrão de galinha, aquele que nem deveria mais estar lá e os criminosos maiores não são responsabilizados. Nosso sistema é perverso, a justiça criminal oprime, assim como o Estado. Os destinatários da norma penal atual são os injustiçados de todas as categorias”, arrematou.
Fonte: http://www.paraiba.com.br/2017/11/19/61592-presidente-do-iab-diz-que-mudar-leis-nao-e-solucao-para-violencia-criminoso-nao-olha-codigo-penal