IAB NA IMPRENSA

NA MÍDIA

Quarta, 18 Maio 2016 15:37

Homenagem à memória de Calheiros Bomfim, o advogado dos trabalhadores

Da esq. para a dir., Fábio Goulart Villela, Edith Tourinho, Luiz André de Barros Vasserstein, Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva, Rita Cortez, Felipe Santa Cruz, Osvaldo Rotbande, Vinícius Neves Bomfim e Celso Soares. Da esq. para a dir., Fábio Goulart Villela, Edith Tourinho, Luiz André de Barros Vasserstein, Jacksohn Grossman, Técio Lins e Silva, Rita Cortez, Felipe Santa Cruz, Osvaldo Rotbande, Vinícius Neves Bomfim e Celso Soares.
"A velhice que se deve temer é a que imprime rugas na alma e não no corpo". A frase do ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Benedito Calheiros Bomfim, que completaria cem anos em outubro, foi projetada nos telões do plenário do IAB, nesta quarta-feira (18/5), durante a sessão solene em sua homenagem conduzida pelo presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, e realizada em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do RJ. Técio se referiu ao homenageado como "exemplo extraordinário de brasileiro e advogado". O presidente do IAB rememorou a presença de Calheiros Bomfim, aos 97 anos, no plenário, em 2013, na cerimônia pelo centenário de nascimento de Raul Lins e Silva. "Meu pai, na mocidade, foi um grande amigo dele, que veio aqui e fez um discurso muito generoso e amoroso", disse Técio, emocionado.

A sessão solene, que contou com a presença do presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, familiares do ex-presidente, advogados, procuradores e magistrados, foi aberta com a projeção de um trecho do depoimento de Calheiros Bomfim prestado para o vídeo 'Contribuições para a história do Instituto dos Advogados Brasileiros'. "Fui o primeiro advogado de Luís Carlos Prestes, do que muito orgulho, numa época em que ele, mal saiu da prisão, tinha dificuldade de encontrar quem o defendesse, pois era preciso muita coragem, audácia e independência para patrocinar uma causa deste tipo", relata Calheiros Bomfim, no vídeo exibido para um plenário lotado.

Estavam presentes os ex-presidentes do IAB Ricardo Cesar Pereira Lira, Maria Adélia Campello e Celso Soares, orador da sessão solene. "Comecei na advocacia trabalhista no escritório de Calheiros Bomfim", contou da tribuna Celso Soares, que recorreu a uma frase do homenageado para avisar que não se alongaria em seu discurso: "Ele dizia que um advogado não deve empregar duas palavras quando pode usar apenas uma".

Celso Soares enfatizou que o ex-presidente do IAB no biênio 1994/1996, autor de 'Dicionário de decisões trabalhistas', que está na sua 36ª edição, "foi a vida inteira um advogado somente dos trabalhadores, que eram a linha-mestra da sua advocacia voltada para a luta pela redução da desigualdade social". Ainda segundo Celso Soares, "Calheiros Bomfim prestou um serviço monumental para o avanço da Justiça Trabalhista, que era considerada de segunda categoria, e alçou-a à condição de segmento mais importante de todos, por lidar com a luta travada entre o capital e o trabalho".

Firme no fundo e suave na forma - O orador disse ainda que o ex-presidente "era brincalhão, trazia humanidade e alegria aos locais que frequentava; era firme no fundo e suave na forma". Celso Soares concluiu afirmando que "Calheiros Bomfim não está mais entre nós, mas continuará vivo na história desta Casa e do Direito do Trabalho brasileiro".
Felipe Santa Cruz afirmou que a sessão solene realizada de forma conjunta pelas duas entidades se justificava pelo fato de que "o homenageado transcendeu o IAB, a OAB e a advocacia". Para Santa Cruz, "a OAB, que começa a discutir o seu novo Código de Ética, deveria chamá-lo de Benedito Calheiros Bomfim, que personificou a advocacia da construção pela busca do reconhecimento no lugar das conquistas materiais".

Falando em nome da família, o advogado Vinícius Neves Bomfim disse que o avô sempre enfatizava que "o advogado tem que fazer de sua profissão um instrumento de luta pelo alargamento das conquistas sociais". Vinícius disse, ainda, que "ele foi um dos maiores defensores do Direito do Trabalho e estava presente no Estádio de São Januário quando o presidente Getúlio Vargas lançou a Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943". Também compareceram à sessão solene a filha Elizabeth, os netos Érico, Carolina e Bianca, e os genros Rodrigo e Fernando.

Representando a presidência da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), o ex-presidente Osvaldo Rotbande foi à tribuna e disse que "Calheiros Bomfim ajudou a construir a Justiça do Trabalho". Membro da Comissão de Direito do Trabalho do IAB, Augusto Haddock Lobo, filho do ex-presidente do IAB Eugênio Roberto Haddock Lobo, também fez uso da palavra. "Calheiros Bomfim foi um homem reto, justo, simples, humanista, jurista, leal, amigo e preocupado com as desigualdades sociais", qualificou Augusto Haddock Lobo.

A sessão solene contou, também, com as presenças do ex-senador Bernardo Cabral; do deputado Wadih Damous (PT/RJ), ex-presidente da OAB/RJ; dos presidentes da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), Luiz André de Barros Vasserstein, da Associação Luso Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra), Benizete Ramos de Medeiros, e da Caarj, Marcello Oliveira; do vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região (RJ), Fábio Goulart Villela; da corregedora do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho; do diretor da Escola Judicial do TRT/RJ, desembargador Evandro Valadão; do secretário-geral da OAB/RJ, Marcus Vinícius Cordeiro, das desembargadoras do TRT/RJ Amélia Valadão e Sayonara Grillo, e da advogada Moema Baptista, primeira mulher a presidir a Acat.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173